E
ntendemos a letra da música errada esse tempo todo? Alguns usuários no TikTok começaram a afirmar que a letra da música “Acende o farol” , lançada em 1978 por Tim Maia , não é o que compreendemos durante todo esse tempo. Segundo eles, a frase principal do refrão e que segue o título, “Acende o farol”, é, na verdade “send for all” .
A expressão, que em português significa “mande tudo para longe” havia sido confundida com a frase em português “acende o farol”. No próprio refrão da música, a galera já acredita que na verdade Tim Maia não fale em nenhum momento “acenda o farol”. Confira um trecho do refrão: “Se alguém lhe amou e foi-se embora / Pneu furou / Acenda o farol, acenda o farol” .
@youngmfy@welingtonpenteado“Send far all” #timmaia #mpb #lyric #fyp
♬ som original – 1of1
Quando você entende que ‘Acenda o Farol’ da música do Tim Maia é na verdade ‘Send Far All’ (Mande Tudo Para Longe). #musica #timmaia
♬ som original – Welington Penteado
Essa não é a primeira vez que esta música entra em uma polêmica. Desde seu lançamento, alguns ouvintes acreditaram que o duplo sentido da expressão “acenda o farol” fazia uma referência ao ato de fumar maconha – o que nem o próprio Tim Maia ou pessoas trabalhando com ele comentaram.
Dessa vez, a certeza de algumas pessoas em ouvir explicitamente as palavras “send for all” deixou muitos usuários nas redes em dúvida e a própria página oficial do Tim Maia no TikTok chegou a incentivar a dúvida, sem negar ou confirmar a suspeita de que o trecho é cantado em inglês.
A primeira publicação feita no perfil foi de um trecho da letra da música e, na segunda, selecionaram um vídeo do Tim Maia confuso e escreveram por cima “quando você entende que ‘Acende o farol’ é na verdade ‘send for all’ (manda pra longe)”. Embora pareça uma confirmação, o post foi feito em tom de brincadeira, mas, mesmo assim, as pessoas que questionaram a letra da canção viram a postagem como uma confirmação.
Teoria da conspiração ou conselhos do Tim?
E você, acha que a letra é realmente “acende o farol” ou “send for all”?