Q
ual termo melhor representa 2024 na sua opinião? Para 22% dos brasileiros que participaram da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Ideia com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn, ‘ansiedade’ é a palavra do ano . Em segundo lugar ficou resiliência (21%), seguida de inteligência artificial (20%), incerteza (20%) e extremismo (4%).
Desde 2017, esse levantamento busca, por meio dos principais termos, capturar o espírito e destacar os temas que mais mobilizaram no período em questão. Neste ano, por exemplo, ansiedade reflete o “espírito de uma era de transformações rápidas e, muitas vezes, desorientadoras” , como explica Leandro Machado, cientista político e sócio-fundador da CAUSE, em entrevista à CNN Brasil .
Ele explica que “a pressão da economia, a presença crescente da inteligência artificial e as ameaças ambientais formam um cenário em que a população sente que está sempre um passo atrás, buscando equilíbrio em um futuro cada vez mais incerto”. Por isso, “ansiedade” faz tanto sentido nesse contexto.
Mas, para chegar ao resultado da palavra do ano, primeiro, um grupo de especialistas das área s de comunicação e ciências sociais definiu termos que capturam as dinâmicas e preocupações de 2024. Depois, a pesquisa consultou 1.538 brasileiros de todas as regiões do país, com base em uma amostra representativa da população brasileira a partir de dados do Censo 2022 do IBGE e da PNAD contínua de 2024.
Em 2023, o termo escolhido foi “mudanças climáticas” e, em 2022, foi “esperança” – diante da expectativa de um novo governo por meio das eleições. Em 2020, no cenário de pandemia, a palavra escolhida foi “luto”, já em 2021 “vacina” foi o destaque.
O que é ansiedade?
A ansiedade é caracterizada como uma preocupação intensa, excessiva e persistente, que envolve o medo de situações cotidianas, mas que sequer aconteceram. Ela é muito baseada em pensamentos disfuncionais, que nem sempre são reais, e tendem a ser generalistas e catastróficos.