Afroperifa transforma próprias narrativas em moda na Casa de Criadores

Em seu 1º desfile no evento, Will da Afro busca trazer representatividade e resistência a partir de suas vivências particulares.

Foto: Andréa Martinelli
Afroperifa transforma próprias narrativas em moda na Casa de Criadores

O

CEO e designer da marca Afroperifa , Will Da Afro, estreou na Casa de Criadores 55 no último sábado (7), e com a coleção “União e Firmeza Permanente”, ele conta a história de luta e resistência do seu território, especificamente Perus, na zona noroeste de São Paulo.

“Trazer minhas próprias narrativas, as histórias dos meus. Falar sobre isso na passarela é falar sobre moda, memória e resistência”, conta em entrevista à CAPRICHO .

A prioridade do estilista é a originalidade, buscando sempre olhar para a moda autoral, trazendo brasilidades em seus processos criativos. Will destaca que a importância de trazer a moda da periferia para a passarela está em “mostrar que a gente pode. Estamos fazendo coisas incríveis sendo quem a gente quer, e chegando onde a gente quer”, completa.

Continua após a publicidade

O upcycling é um ponto forte da coleção, que apresenta materiais como o jeans com lavagem sustável e roupas feitas com saco de cimento.

A coleção também apresenta roupas estampadas e colorações em vermelho, marrom preto e branco. Com estampas geométricas e de folhas de jornal.

Afroperifa desfila na Casa de Criadores 55 | Foto: Marcelo Soubhia/@agfotosite AgFotosite//Divulgação
Continua após a publicidade

As modelagens cilíndricas fazem referência a uma fábrica de cimento, sendo a referência mais importante na coleção, fazendo com que o restante fosse criado em cima dessa ideia e toda coleção se conecta a partir dela.

*Daniele Peixoto faz parte da Galera CAPRICHO e participou da cobertura da CH da Casa de Criadores com supervisão de Sofia Duarte, repórter, e Andréa Martinelli, editora-chefe.

Publicidade