SOS Sexo: ‘Como saber se o DIU saiu do lugar?’

A ginecologista Juliana Teixeira esclarece qual é o posicionamento correto do DIU e o que fazer caso ele saia do lugar

SOS Sexo: ‘Como saber se o DIU saiu do lugar?’
Foto: DA REDAÇÃO
SOS Sexo: ‘Como saber se o DIU saiu do lugar?’

O

Dispositivo Intrauterino, mais conhecido como DIU , tem se popularizado bastante, ganhando a confiança por ser um método contraceptivo de longa duração e de alta eficácia – inclusive entre as adolescentes. Ainda assim, seu uso gera algumas dúvidas como esta que recebemos no SOS Sexo desta semana. “Como saber se o meu DIU saiu do lugar?”, questionou uma leitora.

Convocamos a ginecologista Juliana Teixeira para esclarecer qual é o posicionamento correto do DIU e o que fazer caso ele saia do lugar. A médica explica que não há sinais muito claros quando o pequeno dispositivo em forma de T se desloca no útero, o que faz com que seja difícil de identificar que isso aconteceu sem a realização de um ultrassom.

Juliana diz, no entanto, que alguns sintomas podem estar relacionados com o DIU e são alertas importantes para buscar uma ginecologista para avaliar. São eles:

Continua após a publicidade
  • Muita cólica;
  • Sangramento “anormal”;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Algumas vezes, dá para sentir o DIU no canal vaginal.

“Caso a ginecologista verifique que o DIU está mal posicionado, ela vai entender se dá para devolver o DIU no lugar que ele deveria estar ou se é melhor tirar e colocar outro”, diz Juliana.

Dói para colocar o DIU?

O procedimento de inserção do DIU pode causar desconforto para algumas mulheres, mas geralmente é um processo rápido, que dura apenas alguns minutos, e é feito no próprio consultório. O médico pode recomendar o uso de analgésicos ou anestesia local para minimizar o desconforto.

Continua após a publicidade

Em casos excepcionais (por exemplo, quando o canal uterino da mulher é muito estreito), pode ser recomendada a inserção no centro cirúrgico justamente para evitar os desconfortos causados pelo procedimento. Nesse caso, a paciente é colocada sob anestesia geral.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário . Seu anonimato será garantido!

Publicidade