Técnicas para aplicar quando estiver tendo uma crise de ansiedade

Psicóloga indica o que fazer ou não fazer durante uma crise de ansiedade

Técnicas para aplicar quando estiver tendo uma crise de ansiedade
Foto: Juliana Morales
Técnicas para aplicar quando estiver tendo uma crise de ansiedade

S

e você assistiu ao filme ‘Divertida Mente 2’ , deve se lembrar da cena em que Riley está em um jogo decisivo de hóquei e começa a passar mal por pensar que não é boa o suficiente e que não vai agradar as pessoas. A garota começa, então, a transpirar, apresenta dificuldade para respirar, palpitações cardíacas, e fica em um estado de agitação excessivo. A cena do filme que foi um sucesso neste ano ilustra uma crise de ansiedade , vivenciada por muitos jovens na vida real.

Lilian Vendrame , psicóloga e neuropsicóloga, especialista em adolescência, explica à CAPRICHO que, assim como aparece na animação, a ansiedade é muito baseada em pensamentos disfuncionais, que nem sempre são reais, e tendem a ser generalistas e catastróficos. Os gatilhos e a forma que a ansiedade se apresenta pode variar de pessoa para pessoa, mas seu funcionamento envolve um processo fisiológico comum a todo ser humano. Bora entender!

O que acontece com o nosso corpo durante uma crise de ansiedade?

Existe uma parte do nosso cérebro chamada amígdala ‒ sim, mesmo nome da que existe na garganta, mas essa é cerebral e está relacionada ao nosso sistema emocional. É ela que dispara mensagens para o nosso corpo, como a de que “ninguém gosta de você”, ou “que você não vai conseguir tirar uma nota boa” e todos os outros pensamentos ansiosos que costumamos ter.

Continua após a publicidade

“Essas mensagens são encaminhadas para os nervos parassimpáticos, que levam até as supra-renais, onde se forma a adrenalina”, explica a neuropsicóloga. Para toda essa adrenalina se espalhar pelo corpo, é preciso que o coração bata mais forte, com isso, a respiração fica mais curta, e o temos a sensação do corpo esquentando. Aí, é levado a mensagem que é preciso resfriá-lo, resultando na transpiração, que serve como uma forma de equilibrar a temperatura corporal.

“Com esse processo fisiológico, a pessoa pode apresentar falta de ar, coração disparado, transpiração nas mãos, se sentir aéreo e zonzo”, diz a especialista. Ela completa que, para lidar com esses sintomas físicos, é preciso aplicar algumas técnicas para conseguir gerenciar a ansiedade durante uma crise.

Técnicas para aplicar quando estiver tendo uma crise de ansiedade

‘Pés no chão’

Lilian diz que, durante a crise de ansiedade, é muito importante “aterrar”, ou seja, colocar os pés no chão. Esta técnica ajuda a sair da agitação da cabeça e voltar a atenção para algo sólido, para a terra, e também para o presente.

Continua após a publicidade
  • Descruze as pernas;
  • Finque os pés no chão;
  • Feche os olhos;
  • Fale mentalmente: “sinto os meus pés no chão, minhas coxas na cadeira, minhas costas no encosto;
  • Em seguida, coloque uma mão no coração e outra na barriga e faça a respiração diafragmática, que é “aquela que a barriga ergue”. “Respira com a barriga, segura o ar na barriga, e conta até três, depois solta o pela boca contando até seis”, explica Lilian.

‘Lugar preferido’

A segunda técnica indicada por Lilian é um exercício bem simples de imaginação, que também pode auxiliar bastante. A ideia é mentalizar o lugar em que você mais se sente bem. Aí você começa a recordar como é esse local, qual o cheiro ele tem, as cores presentes nele . As lembranças boas dão uma sensação de conforto e ajuda a afastar os pensamentos catastróficos.

‘Borboleta’

“Nesse exercício, você coloca as mãos cruzadas como se fosse uma borboleta em cima do seu peito. Você, então, bate bem devagarinho uma mão e depois a outra sobre o peito, e vai contanto até 30 no ritmo das suas mãos”, explica Lilian.

Mas é importante esclarecer, pessoal: as técnicas descritas acima vão te ajudar a gerenciar a ansiedade durante uma crise, mas isso não substitui o apoio de um profissional. Se você perceber sinais de que está muito ansioso e que isso está comprometendo seu bem-estar, procure ajuda!

Publicidade