5 coisas pelas quais você não deve se desculpar em um relacionamento
Mavi Faria
5 coisas pelas quais você não deve se desculpar em um relacionamento

E

ntender os sentimentos, o que causam em você e como se apresentam é uma das coisas mais complexas a se fazer no processo de autoconhecimento . É natural que eles sejam intensos e confusos, ainda mais na adolescência, quando os hormônios são acrescentados na soma e causam uma bagunça no nosso cérebro e corpo.

Não é surpresa que, em momentos em que os sentimentos estejam tão difusos e bagunçados, tenhamos mais dificuldade de impor limites e de nos posicionarmos. É ainda mais natural nos sentirmos culpados por tudo e na necessidade de se desculpar por tudo.

Mas sabe de um segredo? Pouquíssimas coisas em um relacionamento são unilaterais, ou seja, tem só um culpado e só uma vítima. Em boa parte das vezes, há contribuição mútua para o resultado final . Em especial quando falamos de sensações e sentimentos íntimos, a situação é ainda mais simples porque diversas situações não são necessárias do perdão, elas somente existem.

O perdão é concedido quando um erro é cometido. Ser você, sentir coisas e seguir sua intuição não são motivos para se pedir desculpa .

Para ficar mais fácil a compreensão, separamos 6 motivos pelos quais você não deva se desculpar . Pode ser que você se encontre nestes tópicos e eles te ajudem! Confira.

Você não deve se desculpar por…

1. Amar demais

A menos que seja uma situação em que o amor em excesso está te machucando ou machucando a outra pessoa, ou em relações abusivas em que o amor é usado como justificativa para as ações, ninguém tem o direito de regular o quanto você deve amar.

Continua após a publicidade

Ser emocionado é um fato, mas não é um problema. Se esse for o seu jeito de amar, com grandiosidade e amor profundo, então o outro deve respeitar e abraçá-lo da forma que for. Mas nunca se desculpe por ser você.

2. Ficar triste

Novamente, sentimentos não são a coisa mais fácil de controlar – e ainda bem. A tristeza faz parte das nossas emoções básicas ( “Divertida Mente” está aí para provar isso) e não há nada, nem ninguém, que possa interrompê-la – e nem deve.

Se sentir triste faz parte da vida e dos dias, e em nenhuma circunstância você deve se desculpar por estar triste. É muito importante, inclusive, senti-la. Quando tentamos esconder um sentimento, ele pode causar problemas para nossa saúde mental;

3. Não amar a pessoa na mesma intensidade que ela

Por mais que tentemos, gostar ou até amar alguém não depende muito do querer, só acontece. Se você está em uma relação de amizade ou amorosa e a outra pessoa parece estar mais intensa sobre o que vocês estão construindo, não tem problema.

Continua após a publicidade

Desde que você seja verdadeiro sobre o que sente, não está fazendo nada de errado e não há como obrigar uma pessoa a gostar ou amar a outra tanto quanto ela o ama;

4. Não estar disposto para encontrar os amigos ou familiares

Nem sempre teremos energia suficiente para interagir e todos temos nossos dias ruins. É seu direito respeitar o seu limite e, se não estiver confortável, ficar em casa. Relações são construídas com respeito, lembre-se disso.

5. Chorar

Emoções vão além de vontade ou controle, elas acontecem e até dominam nosso corpo. As lágrimas não são uma exceção. Se você está triste e sente vontade de chorar, chore. Não é vergonhoso expor os seus sentimentos, é na verdade um sinal de bravura e de autoconhecimento. Se alguém se incomodar ou brigar, não ligue. Não existe nenhum motivo para você se desculpar por ter sentimentos.

E aí, já parou para pensar em por quantas dessas coisas você já se desculpou?

Publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!