P
or muito tempo, a máscara de cílios foi considerado um dos itens essenciais em uma maquiagem básica. Junto com o corretivo e o hidratante labial, criava o trio perfeito para um look natural. Mas, com o minimalismo em alta, ela tem ficado um pouco de lado em alguns momentos.
Essa tendência ganha ainda mais em um contexto da valorização da pele glow e da ascensão da estética clean girl . Mas o movimento da maquiagem sem máscara de cílios conquistou muitos jovens que integram a chamada geração Z, indo além das redes sociais, e também esteve presente nas últimas semanas de moda.
Para muita gente pode parecer um tanto improvável fazer uma maquiagem e não finalizar com um rímel que deixa os cílios volumosos. Já para parte dessa geração, essa escolha garante um resultado chique e até fashionista.
Com a onda de um estilo de vida saudável, junto com micro trends minimalistas, deixar os cílios sem produto cria um aspecto ainda mais natural para o queridinho visual no makeup (‘sem maquiagem’), que é simulado usando… Adivinha? Maquiagem.
Por outro lado, a ausência da máscara de cílios também é percebida em produções maiores, como nas passarelas de desfile e nos editoriais de moda. Essa escolha não faz parecer que você esqueceu de um produto; é, na verdade, um truque para destacar outras partes do rosto, como os lábios com um batom vermelho ou as pálpebras com uma sombra metalizada. Dessa forma, os cílios não ficam volumosos ou chamativos.
O look também já foi adotado por celebridades como Florence Pugh , que dispensou o produto durante um evento do filme Duna 2 na Cidade do México no começo deste ano.
Além de Hailey Bieber , um dos principais nomes da estética clean girl , Kylie Jenner aposta cada vez mais em maquiagens sem rímel – até porque ela aparenta ter uma leve extensão de cílios. Seja no Golden Globes , ao lado de Timothée Chalamet , ou nas fotos em seu perfil no Instagram, a empresária aparece na maioria das vezes sem máscara de cílios.
Se você não está tão convencido dessa nova tendência, talvez o primeiro passo para testar esse visual minimalista possa ser trocar o rímel preto por um marrom, que projeta um olhar mais natural. Outra opção, que também ganhou mais espaço, é a máscara incolor, que pode servir apenas para dar uma leve alongada.
Há ainda quem prefira não abrir mão do curvex, e outro ponto importante é se lembrar de limpar o resto de pó ou base que fica nos cílios, viu?
E aí, o que acha dessa tendência de maquiagem que dispensa a máscara de cílios?