C riticada por racismo e negligência ao lançar a MASCAVO, sua nova marca de maquiagem, a empresária e influenciadora Mariana Saad disse estar arrependida. Em post em suas redes sociais no último domingo (3), ela afirma que “sabe que existe uma grande dor e uma frustração acontecendo” e que, “antes de qualquer coisa”, assume suas responsabilidades.
Após de muita espera e ansiedade do público, a linha de beleza decepcionou consumidores por não apresentar uma cartela de cores que atenda à maioria da população brasileira, que é negra; isso em meio também ao lançamento de outras marcas como, por exemplo, a Boca Rosa Beauty, que trouxe inovação ao mercado nacional ao construir 50 cores de base no portifólio.
Durante sua explicação e pedido de desculpas, ela afirma que “falhou muito feio” ao não incluir cores que funcionassem em peles negras e retintas. Ela reforça que seu erro não é apenas um detalhe, mas uma responsabilidade e afirma que vai contra seus propósitos.
Assista ao vídeo completo abaixo:
“Parte de mim achava que estava fazendo as coisas certas na loucura de tantas decisões que é preciso [tomar] para lançar uma empresa. Como tudo na vida, tudo tem suas causas e seus efeitos, eu acho que essa situação não é diferente”, explica Mari. No entanto, muitas pessoas lembraram da linha que ela tinha em parceria com a Oceáne e que era um sucesso.
No vídeo publicado em suas redes sociais, a influenciadora garante que novas tonalidades serão lançadas e que chegarão mais produtos ao mercado até o primeiro trimestre do próximo ano.
Mas após a exposição nas redes, o pedido de desculpas só acentuou ainda mais as críticas e questionamentos. Comparações com a Boca Rosa Beauty e Bruna Tavares fizeram surgir dúvidas sobre o posicionamento da empresária: a falta de cores foi uma dificuldade ou, de fato, uma escolha?
Isso aqui não entra na minha cabeça, pq não pensou antes? Depois da boca rosa ter lançado a MAIOR cartela de cores, as outras blogueiras não se sentem nada “ameaçadas” pela concorrência? Fora os preços altíssimos da Mascavo pqp vacilou demais demais https://t.co/VPdVrgMver
— beatriztezas (@beatriztezas) November 3, 2024
“Eu estou disposta a aprender como ser humano. Um ser humano consciente para construir esse novo capítulo onde a diversidade seja a base do meu trabalho para que esse erro não aconteça mais […] Sem dúvida nenhuma essa situação ela já está me transformando”, finaliza a empresária enquanto pede um novo voto de confiança aos seus consumidores.
Mas, CAPRICHO, o que aconteceu?
Após encerrar sua parceria de sucesso com a Océane, Mari Saad anunciou sua marca de maquiagem independente, a MASCAVO , gerando expectativas em seus antigos consumidores.
Toda a polêmica começou na segunda-feira (28), quando as quatro cores dos contornos em stick e duas dos bronzers em pó foram lançadas oficialmente e aparentavam ser claras demais para peles negras e retintas. Além disso, não havia imagens dos produtos nos chamados swatches, como normalmente é visto em sites de venda de maquiagem.
A questão se intensificou quando outras influenciadoras começaram a receber e testar os produtos. Mari ainda foi aos stories comunicar que o bronzer, um dos alvos das críticas, poderia funcionar como um finalizador, mas não foi o que aconteceu.
“Se não tem cor para a maioria, não tem cor para ninguém”, afirmou Mirella Qualha, influenciadora de beleza. Ela parte de uma informação super importante sobre o nosso país: segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 54% da população brasileira é negra.
Os preços mais elevados dos itens também foram alvo de debate. O blush em bastão, por exemplo, custa R$ 92, o bronzer R$ 98, e o kit de pincéis com duas espojas R$ 498. Ao que tudo indica, a base, que ainda não foi lançada, vai girar em torno de R$ 140.
“se vc achou que os preços da mascavo são caros, vc não é público alvo”
isso me irrita tanto, mais tanto, pq obviamente é uma fala elitista que só quer segregartenho uma novidade pra mariana: quem compra lâncome, dior, nars NÃO vai comprar mascavo
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bjs de luz — maisa loves liam
(@bijuweled) October 29, 2024
pagar 92 reais em um blush da mascavo pra ele sumir na pele kkkkkk pic.twitter.com/gcTPY1UknG
— ‘ (@exgotada) October 29, 2024
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os preços da mascavo pic.twitter.com/mt59n69vXb
— nikita (@fr00tado) October 28, 2024
Outros pontos levantados pela galera foram em relação à comunicação, alegando que não foi tão efetiva e não mostrou como os produtos se comportam em diferentes tons de pele, e também ao uso excessivo de palavras em inglês para denominar os itens.
perdão mas “mascavo brush pro series all set” mona??? “mascavo problemder original & precision sponge set”???? FALA PORTUGUES DOIDA EUHEIN
mania cringe de rico de botar inglês em tudo https://t.co/Fbry9Lnvvd
— Mariana De Lioncourt de Pointe du Lac (@marsuht_) October 28, 2024
Precisamos falar sobre o lançamento da Mascavo. A Mari errou ao falar sobre a marca muito antes do lançamento. Perdeu o timing e começaram as cobranças pra lançar logo. Da pra ver que ela não tava pronta pra lançar agora. Não tem um mísero conteúdo de como os produtos são na pele
— juliana (@_jugutierrez) October 29, 2024
em pleno 2024 eu não sei pq as blogueiras insistem em lançar marcas com problemas claros e que já foram apontados 50 mil vezes
a mari saad demorou tanto pra lançar a mascavo e ainda fez mal feito
fico meio indignada real
— giu (@giudelrio_) October 29, 2024
A própria Mari Saad publicou vídeos nos Stories do Instagram mostrando cada produto e valorizando suas qualidades. Por exemplo, ela diz que as duas esponjas, uma maior e uma menor, trazem uma tecnologia que permite um acabamento impecável na pele.
A influenciadora também explica que só existem dois tons do bronzer porque ele funciona como ‘um finalizador que traz um brilho bonito e não necessariamente vai fazer uma marcação, um traço no rosto’, ou seja, não é extremamente pigmentado.
Mari Saad via InstaStories.#17 pic.twitter.com/we1mif0fjm — QG da Mari Saad (@QGdaSaad) October 29, 2024