O
lá, tudo bem? Eu sou a Dani, da Galera CAPRICHO! Além de contribuir aqui no Blog da Galera , eu também sou estudante de moda e vim explicar dois termos, que apesar de parecidos, carregam contextos bem diferentes. Estou falando do Streetwear e Street Style .
O Street style é basicamente a moda cotidiana adaptada no seu estilo pessoal. Ele representa a diversidade de algumas vivências de forma individual e não tem uma regra— pode ir desde o estilo de jovens de 18 anos, até adultos de 30. Ou seja, o também chamado de “estilo de rua” é o dia a dia, o que escolhemos para sair ou para ir trabalhar, por exemplo.
O jeito como montamos outfits, colocamos uma bolsa, escolhemos uma saia, reflete quem somos e quem queremos mostrar para o mundo.
Para entender melhor, separei algumas referências para mostrar que o Street Style nos dá espaço para sermos originais e mostrarmos nossas personalidades.
Hoje, o streetwear vem se tornando lucrativo para algumas marcas, mas antes não era bem assim. O estilo nasceu por volta de 1970 e 1980, dentro das comunidades, visto como algo bem marginalizado por conta de suas origens que derivam do hip-hop, do skate e do surf.
Diferente do Street style, o Streetwear é mais do coletivo, marca essências de grupos regionais e é praticamente um movimento político dentro das periferias andando lado a lado com a arte urbana, como o pixo e o grafite. Aqui no Brasil, as camisetas de várzea exemplificam essa essência de coletividade por região.
A presença do oversized dentro do movimento começa com o costume de troca das roupas que passavam de geração para geração dentro da comunidade, irmãos mais novos herdando peças dos irmãos mais velhos. Os tênis também marcam grande presença, principalmente os de basquete.
Alguns exemplos do que é esse estilo:
O Streetwear conta histórias que não podem ser apagadas, por tanto, ao utilizar dos dois temos é importante saber com inseri-los de maneira correta e se informar ao invés de usar só por usar. Combinado?