O
funk é um estilo musical que faz sucesso em diversas partes do mundo e conquista os mais inusitados dos ouvintes. Um exemplo é o recente sucesso e viralização do funk do Espírito Santo “Vapo no Setor” , de MC Lone e do DJ Anxvar .
Tanto a música contagiante quanto a dancinha criada a partir dela e viralizada no TikTok tem feito muito sucesso em países europeus, como U crânia , Bielorrússia , Cazaquistão , França e Quirguistão – alguns desses até então desconhecidos pelo criador da música, L ucas Garlope .
Lançada em julho deste ano, “Vapo no Setor” é um dos singles mais recentes de Lucas, que, aos 28 anos e criado em Santo Antônio, no Espírito Santo, tem em seu currículo musical outras músicas como “Tropa do JK”, “Ela logo se posiciona” e “Tropa do Pombo”.
Entretanto, o sucesso de “Vapo no Setor” é diferente dos hits anteriores e tem algumas explicações para isso, em especial nos países do Leste Europeu. O primeiro é que a colaboração de Lucas para produzir a música é da autoria de DJ Anxvar, responsável pelas batidas da canção e natural de um país da Ásia Central.
@mayb.team♬ original sound – 𝖀𝖓𝖗𝖊𝖆𝖑 @baktybekovamewe’re back
| dc:?
Outro fator que impulsionou a música foi a criação e divulgação da dancinha por influenciadores desses países, que trouxeram mais atenção para a música e possibilitaram que ela viralizasse ainda mais. Por isso, não é de se assustar com os números: somente no TikTok, rede em que a coreografia é mais impulsionada, há mais de 200 mil vídeos de diversas pessoas reproduzindo seus passos.
A fusão entre as culturas brasileiras e do Cazaquistão, da Ucrânia ou de outros países onde a música fez sucesso tem apresentado mais sobre cada país e suas especificidades. Em um dos vídeos da gringa, por exemplo, um casal reproduz a dancinha enquanto veste camisetas do Brasil.
@adika1x
♬ VAPO NO SETOR – DJ ANXVAR & MC LONE
E aí, você já tinha escutado “Vapo no Setor” ou visto a dancinha?