6 mudanças para assumir o papel de protagonista da sua própria vida

Sem essa de ser coadjuvante por aqui, não é?

6 mudanças para assumir o papel de protagonista da sua própria vida
Foto: Mavi Faria
6 mudanças para assumir o papel de protagonista da sua própria vida

R

olando pelo feed do TikTok , você já se deparou com algum vídeo te instigando a assumir de vez o papel de protagonista da sua própria vida e pensou: oi? Pode ser até engraçado pensar que você, principal personagem dos seus dias, precise buscar o papel de protagonista, mas, na verdade, esses vídeos estão certos.

Ser o protagonista da sua vida significa que você é a pessoa que toma as decisões por si mesmo, que sabe o que quer e vai atrás disso, não deixa os sonhos se afundarem ou desiste dos seu objetivos por qualquer outra pessoa.

É nessas situações que o papel de protagonismo te escapa e você se torna um coadjuvante da sua vida – você pode até pensar que uma precisa se esforça para chegar nessa situação, mas a real é bem fácil ocupar esse espaço. Pensa por um momento: dá mais trabalho lutar pelo o que acredita e sonha, confiar em você e se priorizar ou se deixar de lado e viver na zona de conforto?

Essa escolha, muitas das vezes, é feita de forma automática, sem muita reflexão ou consciência do que está acontecendo. Já o processo de retomar o protagonismo precisa ser feita com estratégias, passos bem definidos e muita determinação.

Continua após a publicidade

No TikTok, cada usuário elabora alguns passos diferentes e específicos de como garantir o seu protagonismo: alguns envolvem a religão, os gostos das pessoas, outros são bem similares a dicas de coachs ou ainda há aqueles mais chegado à psicologia – ou seja, tem para todos os gostos.

Mas, além de todas essas especificidades, retomar o papel de protagonista diz muito sobre como você se vê e se trata, e não é preciso lições mágicas para reverter isso. Algumas dicas simples e fáceis de serem implementadas na sua vida, capazes de conseguir, pouco a pouco, te colocar, novamente, neste papel e, abaixo, selecionamos 6 delas. Confira!

1. Investir em si mesmo

Aqui, o investimento não diz respeito necessariamente ao dinheiro, e sim ao investimento de educação, de saúde, de cultura, proporcionar, a si mesmo, mesmos ou um tempo para o lazer, e até investir no que te faz bem e aumenta sua autoestima são atividades importantes;

2. Cultivar sua inteligência emocional

Saber lidar com as emoções boas e negativas, assim como com as surpresas que possam surgir é de extrema importância para que você consiga se blindar o máximo possível e não deixar qualquer montanha-russa emocional te derrubar.

Continua após a publicidade

Na grande maioria dos casos, para cultivar a inteligência emocional, é preciso o apoio de um profissional especializado e, se for o seu caso, não deixe de procurar ajuda, tá?

3. Aprender com os erros

Em todas as relações ou projetos que estamos envolvidos, há a possibilidade de acontecer algum problema, o que faz parte da vida. O mais importante disso é conseguir olhar para a frente e analisar, de forma crítica e imparcial, o que se pode aprender dessa situação – você vai perceber que erros são fontes de muito aprendizado;

4. Definir metas e objetivos

Um protagonista almeja algo, seja a curto prazo, como dormir bem todos os dias dessa semana, seja a longo prazo, como entrar em determinada faculdade ou conseguir aquele trabalho. Confie na sua capacidade de conseguir realizar essas coisas e anote todas as suas metas, das pequenas às grandes. É o primeiro passo para começar a alcançá-las;

5. Se conheça

O autoconhecimento é um dos principais pontos para ser o protagonista: do que você gosta e não gosta? Você aproveita o tempo na sua própria companhia? Esse pode ser o momento ideal para você descobrir isso;

6. Busque fugir da zona de conforto

Mesmo sendo fácil, se esforce para descobrir novos hobbies e se desafiar – a vida também pode ser uma aventura.

Continua após a publicidade

E você, já tinha parado para pensar nessas mudanças?

Publicidade