Morre Vladimir Shklyarov, estrela do balé russo, aos 39 anos

O dançarino morreu após cair do quinto andar de um prédio no último sábado; Vladimir era o bailarino principal do Teatro Mariinsky

Morre Vladimir Shklyarov, estrela do balé russo, aos 39 anos
Foto: Humberto Maruchel
Morre Vladimir Shklyarov, estrela do balé russo, aos 39 anos

Vladimir Shklyarov, renomado bailarino russo, faleceu na noite de sábado (16), aos 39 anos. O anúncio foi feito pelo Teatro Mariinsky, onde Shklyarov ocupava o cargo de principal bailarino.

De acordo com uma fonte do teatro, o bailarino morreu após cair do quinto andar de um prédio, de uma altura de 60 metros. Embora o caso esteja sendo tratado como morte acidental, está sendo investigado pelo Comitê de Investigação da Rússia.

“Esta é uma grande perda não apenas para a equipe do teatro, mas para todo o ballet contemporâneo”, declarou a companhia no sábado.

A bailarina Irina Bartnovskaya, em comunicado pelo Telegram, afirmou que Shklyarov teria caído após ir fumar em uma varanda muito estreita, descrevendo o episódio como “um acidente estúpido e insuportável”. Ela ainda relatou que o dançarino estava sob efeito de analgésicos devido a uma lesão nas costas e estava programado para passar por uma cirurgia na espinha na segunda-feira seguinte.

“Ele saiu para o balcão para respirar ar fresco e fumar, perdeu o equilíbrio (o balcão era muito estreito) e caiu do quinto andar. Uma fatalidade estúpida e insuportável. Ele amava a vida, sua família, adorava as crianças e seu público.”, declarou Irina.

Continua após a publicidade

Nascido em São Petersburgo em 1985, Shklyarov ingressou no Teatro Mariinsky logo após se formar em 2003. Em 2011, foi promovido a bailarino principal. Ao longo de sua carreira, conquistou prestígio internacional, se apresentando em algumas das mais prestigiadas casas de ópera, como o Metropolitan Opera em Nova York e o Royal Opera House, além de protagonizar balés icônicos como Giselle, O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida e Dom Quixote. Recebeu o prêmio Léonide Massine International Prize e foi nomeado Artista Honorário da Rússia em 2020.

Apesar de sua carreira de sucesso, Shklyarov já havia se manifestado contra a invasão russa na Ucrânia. Em 2022, publicou uma mensagem em seu Instagram, que foi posteriormente excluída, na qual dizia: “Amigos! Eu sou contra a guerra na Ucrânia! Eu sou pelo povo, por um céu de paz acima de nossas cabeças.”

Vladimir Shklyarov deixa a esposa, Maria Shklyarov, e dois filhos.

Publicidade