Hubs de Gente

enhanced by Google
 

Matt Damon

Posição no Ranking dos famosos:
Compartilhar:
  • Nome

    Matt Damon

  • Idade

    40 anos (08/10/1970)

  • Naturalidade

    Boston, Estados Unidos

  • Signo

    Libra

  • Status

    Casado com Luciana Barroso

Matt Damon é amigo de infância do ator Ben Affleck. Começou no cinema aos 18 anos e estudou Letras, mas não se formou. Desistiu dos estudos por causa de projetos com o amigo Affleck: o filme “Código de Conduta” e o roteiro de “Gênio Indomável”, pelo qual ganharam o Oscar. Namorou várias atrizes, entre elas Penélope Cruz. É casado com a ex-garçonete argentina Luciana Barroso, com quem tem três filhos.

Ler biografia completa

FAMOSOS RELACIONADOS

  • Angelina Jolie
  • Leonardo DiCaprio
  • Johnny Depp
  • Brad Pitt
  • Tom Cruise
  • Tom Hanks

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

Matt Damon no Twitter

  • ArtVideoAlameda "Além da Vida" é um emocionante filme de Clint Eastwood com Matt Damon no elenco. Trata o tema espiritismo de uma http://twitpic.com/5x7byj
  • ArtVideoAlameda "Além da Vida" é um emocionante filme de Clint Eastwood com Matt Damon no elenco. Trata o tema espiritismo de uma http://twitpic.com/5x7byj
  • RegianeFernands Ontem assisti ao filme Além da Vida, com o Matt Damon e direção e roteiro se não me engano do Clint Eastwood. Recomendo.
  • RegianeFernands Ontem assisti ao filme Além da Vida, com o Matt Damon e direção e roteiro se não me engano do Clint Eastwood. Recomendo.
  • wmiiller @seriechuck é um Filme ótimo! dirigido por Steven Spielberg, com grandes feras no elenco como: Tom Hanks, Vin Diesel, Matt Damon, etc...
  • wmiiller @seriechuck é um Filme ótimo! dirigido por Steven Spielberg, com grandes feras no elenco como: Tom Hanks, Vin Diesel, Matt Damon, etc...
  • VanessaIvlac além destes que coloquei na lista, tb queria conhecer a jennifer aniston, o matt damon, o ben affleck, a amanda bynes, a reese witherspon...
  • VanessaIvlac além destes que coloquei na lista, tb queria conhecer a jennifer aniston, o matt damon, o ben affleck, a amanda bynes, a reese witherspon...
  • wmiiller @seriechuck é um Filme ótimo! dirigido por Steven Spielberg, com grandes feras no elenco como: Tom Hanks, Vin Diesel, Matt Damon, etc...
Siga o Twitter do iG Gente

Biografia completa de Matt Damon

BIOGRAFIA

 O começo da vida de Matt Damon foi marcado por presságios do futuro sucesso: aos 10 anos se tornou amigo do também hoje ator Ben Affleck. Filho de um contador e uma professora, Matt fincou os pés na carreira artística aos 18, atuando pela primeira vez no filme “Três mulheres, três amores”. Durante esta época, ingressou no curso de Letras em Harvard, que abandonou um ano antes de se graduar.

Em partes, a desistência foi resultado de uma série de projetos que o ator estaria desenvolvendo em paralelo com Ben, entre eles “Código de Honra”, de 1992, e o roteiro de “Gênio Indomável” - história que lhe renderia o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1998 e uma indicação na categoria Melhor Ator. Seu trabalho foi visto com bons olhos por Steven Spielberg, que o convidou a participar do aclamado filme “O Resgate do Soldado Ryan” em 1999. Contracenando com Tom Hanks e Vin Diesel, o ator se preparava para os altos cachês de Hollywood. No mesmo ano, trabalhou também ao lado de Edward Norton e John Malkovich no filme “Cartas na Mesa”.

No ano seguinte, sua atuação no filme “O Talentoso Ripley” confirmaria o seu próprio talento como ator, mesmo contracenando com uma atriz do porte de Gwyneth Paltrow e diante de uma crítica feroz ao remake produzido. Outras produções o colocariam em contato com nomes como Will Smith, Penélope Cruz, Brad Pitt e Julia Roberts , em filmes como “Espírito Selvagem”, “Lendas da Vida” e “Onze homens e um segredo”. Mas a saga Damon ainda estava por vir: em 2002, o ator interpretou um assassino com amnésia em “A Identidade Bourne”, o primeiro filme de uma trilogia – completada por “A Supremacia Bourne”, de 2004 e “O Ultimato Bourne” de 2007 – que conquistaria o público de vez.

Matt Damon voltaria a mostrar sua veia artística em filmes como “Os irmãos Grimm” em 2005, de Terry Gilliam, “Os Infiltrados” em 2006, de Martin Scorsese, e “O Bom Pastor”, também em 2006, de Robert De Niro, e “Zona Verde” em 2010, de Paul Grengrass. Atualmente, Matt Damon se prepara para estrear como diretor no “The Trade”, escrito por Ben Affleck e seu irmão. Segundo Clint Eastwood, Matt Damon será um grande diretor.

<span>Em 1997, Damon faturou o Oscar de melhor roteiro original junto com Ben Affleck, com o filme “Gênio Indomável”</span> - <strong>Foto: Reprodução</strong> <span>Em 1998, Matt estrelou, ao lado de Tom Hanks, o filme “O Resgate do Soldado Ryan”</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Matt Demon participou da trilogia "A Identidade Bourne" (2002), "A Supremacia Bourne" (2004) e "O Ultimato Bourne" (2007).</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Matt Damon é casado com Luciana Barroso, com quem tem três filhas. O ator também adotou a primeira filha de sua esposa.</span> - <strong>Foto: BrainPix</strong> <span>O filme mais recente de Matt Damon é “Zona Verde”. Em breve, o ator estará em mais três longas, que estão em pós-produção</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong>

Matt Damon não investiu em terreno desconhecido apenas nos filmes. Na parte amorosa, teve diversos relacionamentos com atrizes que conheceu nos sets de filmagem: Claire Danes, durante a filmagem de “O homem que fazia chover”, Minnie Driver, de “Gênio Indomável”, Winona Ryder e Penélope Cruz.

Damon aprendeu a ser muito reservado em relação a seus casos amorosos após uma polêmica envolvendo o término de seu namoro de um ano com Minnie Driver, em 1997. No programa da Oprah Winfrey, o ator afirmou que seu relacionamento com a atriz tinha chegado ao fim, mas a imprensa indicou que a moça não sabia do término antes de escutar as palavras de Damon ao vivo na TV. Os tabloides apontaram Winona Ryder como pivô da separação.

Calado em relação aos próprios relacionamentos, o ator teria influenciado a relação entre o amigo Ben Affleck e Jennifer Lopez, que durou dois anos depois de um incessante bombardeio da mídia. Damon teria impedido que o amigo, inclusive, fizesse uma tatuagem com as iniciais de Jennifer.

Em 2005, passou a viver com a ex-garçonete argentina Luciana Barroso, com quem tem três filhas. Longe dos paparazzi após a confusão marcada pelo fim do relacionamento com Minnie, o ator teria que novamente dar satisfações ao público depois que Shakira o incluiu em uma de suas canções – “Men in This Town” -, em 2009. Citando Damon como “o homem ideal”, a cantora causaria mal estar ao casal, de quem já foi vizinha.

Foi o filme “Gênio Indomável” que mostrou a Hollywood o talento de Matt Damon para o cinema. Após contracenar com nomes de peso como Tom Hanks  em “O Resgate do Soldado Ryan”, dirigido por Spielberg, o público confirma sua vocação para a interpretação. Após numerosos papeis de sucesso, Damon é finalmente consagrado o “senhor da ação” com a Trilogia Bourne.

Filmes

1988: “Três Mulheres, Três Amores”
1992: “Código de Honra”
1993: “Gerônimo – Uma Lenda Americana”
1996: “Coragem sob Fogo” e “Glory Daze”
1997: “Gênio Indomável”, “O Homem que Fazia Chover” e “Procura-se Amy”
1998: “Cartas na Mesa” e “O Resgate do Soldado Ryan”
1999: “Dogma”, “O Talentoso Ripley”
2000: “Encontrando Forrester”, “Espírito Selvagem”, “Lendas da Vida”, “Titan" (voz)
2001: “O Império (do Besteirol) Contra-Ataca”, “Onze Homens e um Segredo”, “The Third Wheel”
2002: “Confissões de uma Mente Perigosa”, “Gerry”, “Spirit” (voz), “A Identidade Bourne”
2003: “Ligado em Você”
2004: “Doze Homens e Outro Segredo”, “Eurotrip – Passaporte para a Confusão”, “Menina dos Olhos”, “A Supremacia Bourne”
2005: “Os Irmãos Grimm”, “Syriana – A Indústria do Petróleo”
2006: “Margaret”, “O Bom Pastor”, “Os Infiltrados”
2007: “Treze homens e um Novo Segredo”
2009: “O Desinformante” e “Invictus”
2010: “Zona Verde”

Prêmios e indicações

1998: Indicado a Melhor Ator e vencedor de Melhor Roteiro Original no Oscar; indicado a Melhor Ator em Filme Dramático e vencedor de Melhor Roteiro no Globo de Ouro, indicado nas categorias Melhor Beijo, Melhor Dupla e Melhor Interpretação Masculina no MTV Movie Awards por “Gênio indomável”.
2000: Indicado a Melhor Ator em Filme Dramático no Globo de Ouro, e por Melhor Interpretação Musical e Melhor Vilão no MTV Movie Awards por “O Talentoso Ripley”.
2002: Indicado a Melhor Elenco em Cena por “Onze Homens e um Segredo” no MTV Movie Awards.
2005: Indicado a Melhor Interpretação Masculina no MTV Movie Awards por “A Supremacia Bourne”
2008: Indicado a Melhor Interpretação Masculiona e Melhor Luta por “O Ultimato Bourne”
2010: Indicado a Melhor Ator Coadjuvante por “Invictus” no Oscar e MTV Movie Awards e Melhor Ator de Musical e Comédia por “O desinformante!” no MTV Movie Awards.

Roteiros

1997: “Gênio Indomável”
2002: “Gerry”

Produções

2002: “Stolen Summer” (filme), “Speakeasy” (filme), “Project Greenlight” (série) e “The Third Wheel” (filme)
2003: “Project Greenlight 2” (Série), “All Grown Up” (TV), “O Nerd Vai à Guerra” (filme)
2005: “Project Greenlight 3” (série), “Feast” (filme)
2008: “Running the Sahara” (documentário)
2009: “The People Speak” (filme)
 

Ver de novo