iG - Internet Group

iBest

brTurbo

iG Gente


Pesquisar:

enhanced by Google


Home iGGenteNotícias

Notícias


24/11 - 08:42

Lançamento do documentário sobre Eliezer Batista reúne políticos e empresários no Rio de Janeiro

Claudia Dias, iG Rio de Janeiro


Uma verdadeira aula da história recente do Brasil. É isso que o público – principalmente os mais jovens – vão ter a partir da próxima sexta-feira (27), quando o documentário “Eliezer Batista – o Engenheiro do Brasil”, será lançado em circuito nacional. O lançamento do filme, que aconteceu na noite desta segunda-feira (23), no Palácio da Cidade (RJ), reuniu políticos e empresários, todos admiradores do trabalho e da história do pai do empresário Eike Batista.

 

Carol Feichas

Eliezer Batista

 

O filho famoso era um dos mais emocionados. O diretor, Victor Lopes, responsável pelo longa-metragem, confessou que os todos os filhos entrevistados – principalmente Eike - se emocionaram e chegaram às lágrimas ao lembrarem da história do engenheiro que foi consultor e assessor de presidentes como João Goulart, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula, entre outros.

 

“Conheci a história dele através do livro e ele foi se revelando uma pessoa cativante, brilhante, um personagem especial. O Dr. Eliezer foi um dos maiores responsáveis pela geração de emprego em nosso país e é um nome que precisamos respeitar e conhecer a fundo”, disse o diretor.

 

Carol Feichas

Jandira Fegalli, Raphael de Almeida Magalhães e Victor Lopes

 

Eike justificou a emoção. “Na vida de qualquer um de nós, quando contamos histórias assim, acabamos lembrando de momentos mais tristes da família. Aí, bate a emoção. Porque não é todo dia que se faz um documentário de uma pessoa. Qualquer um que tem um pouquinho de sentimento, acaba não aguentando”, afirmou o empresário, com orgulho.

 

Mais orgulho ainda, demonstrou ao comentar o legado que fica para ele e os irmãos da história de vida de seu pai. “É o pensar grande e sempre pensar um Brasil funcionando da melhor maneira possível, como obras de engenharia. O título já diz: 'O Engenheiro do Brasil'. Acho que ele pensou o Brasil que funciona. Aliás, ele fez parte de um país que sempre funcionou: exportação, projetos bem bolados e de referência mundial. Isso foi o que aprendemos. E pensou o Brasil não da sua época, mas cem anos à frente. Pouca gente pensa assim. E ele já fez isso, três gerações antes de nós, e em um mundo muito menos globalizado”, disse.

 

Da família de sete irmãos, apenas Eike, o caçula Lars, Werner e Dietrich Batista assistiram à premiére do filme. “Os outros irmãos não puderam vir, por vários motivos: um estava em viagem no exterior e os outros também tiveram problemas. Coisas de quem tem família grande”, brincou Werner, que se apontou como “literalmente o filho do meio da família”. “Tenho três irmãos mais novos e três mais velhos”, brincou.

 

Carol Feichas

Eike Batista, Victor Lopes e Eliezer Batista

 

O grande mestre-de-cerimônias da noite foi o Prefeito Eduardo Paes. Ele fez questão de abrir a quinta sessão de cinema, que já apresentou “O Divã”, “Se Eu Fosse Você 2”, “New York I Love You” e o Tributo à Wilson Simonal. “Ter aqui, no Palácio da Cidade, essa homenagem ao Dr. Eliezer, que não deixa de ser um grande outdoor do Rio de Janeiro, é uma grande satisfação para a cidade. Sinta-se não só bem recebido, mas homenageado pelo povo carioca”, comentou. E brincou: “Todos os filmes que estreiam aqui viram sucesso de bilheteria”.

 

Carol Feichas

Eliezer Batista e Eduardo Paes




Compartilhe



Você tem mais informações? Envie para o Minha Notícia


IMPRIMIR

|

ENVIE POR EMAIL

|

ADICIONE A FAVORITOS

|

iG CELULAR


.



.

.



Contador de notícias