Tamanho do texto

Eles duraram pouco, tinham propostas estranhas e não deixaram nenhuma saudade nos corações dos espectadores

O gênero reality show é um dos que mais divide os telespectadores. Seja o ódio destilado contra as diversas edições do "BBB" ou a animação demonstrada nas diferentes temporadas do "MasterChef Brasil", o fato é que este formato de programa sempre tende a repercutir de alguma forma.

No entanto, alguns realities são tão bizarros, mas tão bizarros, que fica difícil defender seja como for. Tanto que muitos deles não passaram da primeira temporada. Confira abaixo uma lista com alguns dos realities mais inusitados que já foram exibidos na televisão brasileira:

Reality da Globo exibido em 2003
Divulgação/TV Globo
Reality da Globo exibido em 2003

"O Jogo"

Definido como uma mistura de reality show com ficção e suspense, essa empreitada da Globo foi exibida em 2003. O programa funcionava como uma espécie de “Detetive” com pessoas reais. Ou seja, consistia em um caso de mistério e os participantes tentavam desvendá-lo. A atração era comandada por Zeca Camargo

O ponto de partida era o assassinato de um poderoso empresário, e os participantes precisavam desvendar o crime. O reality não prendeu a atenção do público e durou apenas uma temporada.  Aliás, nenhum outro programa posterior tentou seguir seu tipo de proposta.

Reprodução/SBT
"Ilha da Sedução" foi exibido em 2002

"Ilha da Sedução"

Baseado no formato americano conhecido como "Temptation Island", o reality não era bem um jogo, mas brincava com a resistência dos participantes. A ideia do reality foi trazer para uma ilha quatro casais de longa data e testar sua fidelidade com outras pessoas solteiras. Procurava-se observar as reações que cada casal teria.

O programa apresentado por Babi Xavier, que nada mais parecia do que uma versão estendida do "Teste de Fidelidade", apresentado por João Kleber , não teve uma grande repercussão e foi encerrado rapidamente.

Reprodução/Youtube
"Amazônia, o Reality" foi exibido em 2012

"Amazônia, o Reality"

A proposta deste reality era das mais nobres. Apresentado pelo ator Victor Fasano , a atração se passava dentro da Floresta Amazônica e tinha como o objetivo conscientizar a população sobre a preservação da Amazônia.

No entanto, a presença de pessoas famosas no reality pareceu forçada e o programa foi rapidamente esquecido, não atingindo seus objetivos. Isso sem contar que a final do programa foi cheia de controvérsias, uma vez que telespectadores repararam erros na prova final. 

Reprodução/Youtube
"Mulheres Ricas" foi exibido entre 2012 e 2013

"Mulheres Ricas"

Talvez um dos mais extravagantes e estapafúrdios realities já transmitidos no Brasil, "Mulheres Ricas", da Band, acompanhava a vida de socialites e seus hábitos de consumo, digamos, exagerados.

Festas luxuosas, viagens de jatinho, torneios de golfe, entre outras coisas serviram como cenário para este maluco reality. Mas com certeza, o maior destaque foi para Val Marchiori , que apresentou ao País seu bordão “Hello” e também sua personalidade intempestiva, que lhe valeram o título de vilã do programa. O reality teve duas temporadas e alcançou repercussão internacional, aparecendo em diversos jornais.

Reprodução/Youtube
"Solitários" foi exibido entre 2010 e 2011

"Solitários"

Um reality de resistência que chegava a ser assustador, "Solitários" foi outra experiência do SBT que durou pouco, com apenas duas temporadas. No programa, apresentado por um computador chamado Val, os participantes eram confinados em celas individuais e submetidos a uma série de provas para chegar ao prêmio.

As provas colocaram os participantes em algumas situações tensas, uma vez que o reality testava os limites emocionais e físicos. O vencedor do programa levava R$ 50 mil em barras de ouro. Sim, barras de ouro. 

Reprodução/Youtube
"Busão do Brasil" foi exibido em 2010

"Busão do Brasil"

Mais um reality que teve vida curta e talvez um dos mais bizarros da lista. A ideia de "Busão do Brasil" foi confinar um total de 12 participantes dentro de um ônibus, que percorreu diversas cidades do Brasil. Os concorrentes precisavam realizar provas relacionadas às culturas locais dos municípios que visitavam.

Situações toscas ocorreram de sobra. Uma temporada depois, o programa foi encerrado. O público agradece.


Reprodução/Youtube
"Projeto Fashion" foi apresentado em 2011

"Projeto Fashion"

Mais uma empreitada da Band que durou apenas uma temporada, esta atração apresentada por Adriane Galisteu tratava do mundo da moda. Os participantes tinham que se destacar em provas relacionadas ao design e construção de peças.

Embora não seja o pior dessa lista, os aspectos toscos de seu conteúdo prejudicaram a atração, que não conseguiu emplacar uma audiência satisfatória.