Katy Perry
26 anos (25/10/1984)
Santa Bárbara, Califórnia, EUA
Ela tentou iniciar a carreira como cantora de músicas gospel, com um álbum lançado em 2001. Atingiu o sucesso em 2007, quando ironizou o namorado emo no extended play “Ur So Gay”. Com um cardápio de músicas apimentado, onde coloca em foco sua própria sexualidade, como “I Kissed a Girl”, ela alcançou o topo das paradas. Em 2010, a filha de evangélicos norte-americanos casou-se em grande estilo numa cerimônia na Índia. O marido é o comediante inglês Russel Brand.
Ler biografia completaEla é filha de um casal de pastores evangélicos, Keith e Mary Hudson, tem a palavra “Jesus” tatuada no pulso e quando criança diz que era proibida de ouvir o que seus pais chamavam “musicas seculares”, ou seja, a música pop trivial das emissoras de rádio. Mas ela cantava nos coros evangélicos, chegou a estudar ópera e lançou um álbum com músicas gospel na adolescência. Também tentou a carreira country em Nashville, no Tennessee.
Em sua carreira-solo, teve dois projetos cancelados. O primeiro em 2004, com a Island Def Jam Records, onde trabalhou com Glen Ballard, famoso por produzir Alanis Morrissette. O outro projeto cancelado chegou a ser um álbum: “The Matrix”, gravado em 2005 e nunca lançado pela gravadora – quando ela já era famosa uma versão do disco saiu pela Let’s Hear It Records.
O sucesso de sua carreira musical começou em 2007, quando assinou com a Capitol Records, que a anuncia como uma “aventureira musical”. Katy ironiza os trejeitos emo no extended play “Ur So Gay”, considerado uma peça homofóbica por militantes gays. Mais polêmica surge com o lançamento de seu álbum “One of the Boys”, que inclui as faixas “I Kissed a Girl” e “Hot N Cold”. O refrão da primeira música é “I kissed a girl/and I like it/It’s not what good girls do...”. No videoclipe, ela mistura inocência e sensualidade com seu visual retrô, com meias arrastão e sutiãs de renda, bichinhos de pelúcia, corpetes de veludo e seda.
O visual pin up atraiu comentários de Madonna. A confusão estava formada. Homofóbica ou não? Suas canções alcançaram o topo das paradas no mundo todo. Em novembro de 2009, Kate Perry lançou o “MTV Unplugged”, com o remix “Starstrukk” e a faixa “If We Ever Meet Again”, produzida por Timbaland, conhecido pelos sucessos com Justin Timberlake. Vieram outros sucessos como “Thinking of You”, “California Gurls” e seu álbum mais recente “Teenage Dream”, com a faixa “Fireworks”, uma mensagem edificante para os adolescentes. Na capa, permanece o visual polêmico: Kate Perry num céu rosa e nua, coberta apenas por nuvens.
Katy Perry integra o livro Guinness Book de recordes em 2009 por mais de dois milhões de downloads legais das canções “Hot n Cold” e “I Kissed a Girl”. No Brasil, a cantora soma mais de 800 mil downloads legais. É uma das recordistas de vendas digitais do país, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).
Álbuns-solo
Kate Hudson – Red Hill Records (2001)
Katy Perry – Island Def Jam Music group – (2004)
The Matrix – Columbia records (2005)
One of the Boys – Capitol Records (2008)
MTV Unplugged – Capitol Records (2009)
Teenage Dream – Capitol Records (2010)
Singles
Goodye For Now (2006)
I Kissed a Girl (2008)
Hot N Cold (2008)
Thinking of You (2009)
Starstrukk (2009) com 3OH!3
If We Ever Meet Again (Timbaland Presents Shock Value II – 2009)
Teenage Dream (with Snoop Dog) (2010)
Teenage Dream (2010)
Firework (2010)
Filmes
2010 – Get Him to the Greek
2011 – The Smurfs (voz de smurfette)
Não se sabe se foi antes ou depois, mas no videoclipe “Cupids Chokehold”, da banda Gymclass Heroes, Katy Perry aparece como namorada do vocalista Travis McCoy, fato que se transformou em realidade entre 2008 e meados de 2009. A idéia da composição de “I Kissed a Girl” teria surgido de uma conversa entre os dois. No Natal de 2008, foram vistos numa praia do México, mas o relacionamento terminou pouco depois. Chegaram a reatar em 2009, sem sucesso.
Em novembro de 2008, Katy Perry definiu a si mesma como uma versão “mais gorda de Amy Winehouse e mais magra de Lily Allen”. A britânica Allen não gostou da brincadeira e chamou Perry de “cópia norte-americana” e mandou-a “calar a boca”.
Além do visual pin up – recentemente, a cantora revelou que planeja lançar uma grife inspirada no estilo de Agyness Deyn e Dita Von Teese, a rainha do strip tease – Katy Perry já apareceu em cena fantasiada de sushi, de ovo, Minnie Mouse, Freddie Mercury, Hello Kitty, Carmem Miranda.
Em 2009, a cantora iniciou um rumoroso namoro com o comediante inglês Russel Brand, que a levou para passear na Tailândia e Índia. Um ano depois, em 23 de outubro de 2010, eles realizaram na Índia um casamento que durou vários dias, com a presença do rapper P. Diddy e 80 convidados, a um custo de 800 mil dólares. Brand apareceu na festa montado em um cavalo e rodeado de camelos e elefantes.