Tamanho do texto

Ao ser questionado se a saga literária terá o mesmo desfecho que a série, o autor comentou que os próximos dois livros deve ter um desfecho diferente

Após o encerramento de"Game of thrones" na HBO, George R. R. Martin usou seu blog pessoal para responder a uma das perguntas mais realizadas esta semana: afinal, os livros terão um fim diferente da série de televisão?

Leia também: Último episódio de "Game of Thrones" não agrada fãs na internet

George R. R. Martin explica que fim da saga literária poderá não ter desfecho igual da série
Divulgação
George R. R. Martin explica que fim da saga literária poderá não ter desfecho igual da série

"Bem... sim. E não. E sim. E não. E sim. E não. E sim", escreveu  George R. R. Martin , que escreveu "As crônicas de gelo e fogo", saga literária que inspirou a série e que segue à espera de mais dois volumes ainda não publicados, "The winds of winter" e "A dream of spring" . 

"Eu estou trabalhando em um meio muito diferente de David (Benioff) e Dan (Weiss), nunca se esqueçam. Eles tiveram seis horas para essa temporada final. Eu espero que esses meus últimos dois livros preencham 3 mil páginas manuscritas antes que eu termine... E se mais páginas e capítulos forem necessários, eu vou acrescentá-los", explica.

"E claro que haverá o efeito borboleta na obra também; aqueles que seguem este "Not a blog" [site do autor] sabem que eu estou falando sobre isso desde a primeira temporada. Há personagens que nunca chegaram à tela, e outros que morreram na série mas que ainda vivem nos livros", conta.

Leia também: Novas séries que podem ocupar o posto de “Game of Thrones”

Reprodução/HBO
"Game of Thrones" chegou ao fim nesse último domingo (19)

"Os leitores irão saber o que aconteceu com Jeyne Poole, Lady Stoneheart, Penny e seu porco, Skahaz Shavepate, Arianne Martell, Darkstar, Victarion Greyjoy, Ser Garlan the Gallant, Aegon VI e uma míriade de outros personagens grandes e pequenos que o público da série nunca teve a chance de conhecer. E sim, haverá unicórnios... De um certo tipo", escreveu Martin.

O escritor ainda classificou como uma "pergunta boba" questionar qual seria o verdadeiro final da saga, o dos livros o do televisão. "Que tal isso? Eu vou escrever. Vocês vão ler. E então todo mundo pode desenvolver sua opinião e discutir sobre isso na internet", completou.

George publicou o primeiro livro de "  As crônicas de gelo e fogo  ", "A guerra dos tronos", em 1996. O livro mais recente da saga é "A dança dos dragões", de 2011, mesmo ano em que "  Game of Thrones  " fez sua estreia na televisão. No texto, o escritor admitiu que "The winds of winter" está atrasado e assegurou que o livro ficará pronto. Ele não quis, no entanto, prometer uma data.

Leia também: George R. R. Martin nega já ter concluído livros da saga de "Game of Thrones"

Além da responsabilidade com os livros,  George R. R. Martin  continua com outros compromissos na televisão. Ele é produtor em cinco séries em desenvolvimento na HBO (algumas, não relacionadas ao universo de Westeros), duas na Hulu e uma no History Channel.

    Leia tudo sobre: Game of Thrones