Tamanho do texto

Prometeram muitas mortes no 8º ano de "Game of Thrones e o 2º episódio da temporada talvez tenha sido um último aceno aos favoritos de muitos fãs. Ao mesmo tempo, série tumultua convicções e acua Daenerys em Winterfell

"A Knight of Seven Kingdoms", segundo episódio da oitava temporada de "Game of Thrones", se incumbiu de mostrar a angústia que invade aqueles que estão preparados para fazer a defesa do reino dos homens contra o avanço do Rei da noite e seu exércio de mortos. 

Cena de Game of Thrones
Reprodução
Cena do segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones

Foi um episódio de "Game of Thrones" em que este clima de inevitabilidade e terror foi soberano, ainda que tenha tido alguns acenos para os fãs, como o sexo entre Arya (Maise Williams) e Gendry (Joe Dempsie), Brienne de Tarth (Gwendoline Christie) se tornando um cavaleiro pelas mãos de Jamie (Nicolaj Coster-Waldau) ou Brienne, Jamie e Tormund (Kristofer Hivju) dividindo o mesmo espaço. 

No entanto, três cenas em particular chamam a atenção e geram reminiscências para os fãs enquanto o desfecho se pavimenta. Uma delas é um diálogo entre Jamie e Bran (Isaac Hempstead Wright), sobre perdão, redenção e futuro. "Como você sabe que haverá um depois?", provoca o Corvo de Três Olhos para Jamie após ele indagar sobre como será após o confronto com o Rei da Noite.

Jamie e Tyrion
Divulgação
Tyrion e Jamie em cena de Game of thrones

Antes disso, porém, Bran havia sugerido que não comentou sobre o que Jamie fizera com ele porque do contrário "Jamie seria a mesma pessoa e ele ainda seria Bran Stark". Mais enigmático, impossível. Mais adiante no episódio, durante um briefing para a batalha em que todos estavam inconvictos do que fazer, Bran admite um vinculo intrínseco com o Rei da Noite. "Ele sempre sabe onde eu estou". Ele concorda em ser uma isca para a estratégia definitiva de tentar derrotar o Rei da Noite para minar seu exército. 

É importante frisar que Bran pode muito bem saber o resultado dessa batalha e não necessariamente está revelando. O personagem continua cercado de mistérios e a teoria de que ele seria o Rei da Noite continua a ganhar força.

Depois da longa noite

Cena de Game of Thrones
Reprodução
Cena de Game of Thrones

Furiosa com Tyrion (Peter Dinklage) por ter sido manipulado por Cersei (Lena Headey), Daenerys está a um passo de distitui-lo do posto de mão da rainha. Não é o primeiro, nem o segundo equívoco gigantesco dele na posição. Ela é desaconselhada por Jorah (Iain Glen) que, supomos, também a aconselha a aproximar-se de Sansa (Sophie Turner). Para além da boa piada relacionando Khal Drogo (Jason Momoa) e Jon Snow (Kit Harington), Sansa e Daenerys saíram da audiência informal pautada por cortesias com mais hesitações uma em relação a outra. 

Sansa deixou claro que não está disposta a curvar-se para uma rainha do Sul, a despeito do amor de seu irmão pela rainha, que não gostou do atrevimento. 

E Daenerys gostou ainda menos de descobrir que não é ela, e sim Jon, ou melhor Aegon Targaryen, o legítimo reclamante do trono de ferro. Os trombetes, no entanto, interromperam essa DR real entre Dany e Jon, que passou todo o episódio desviando o olhar de seu amor. "Você não acha conveniente que seu irmão e seu melhor amigo tragam essa verdade"?, retrucou.

A raiva e o ressentimento de Dany eram palpáveis. Embora compreensíveis, como isso tudo se manifestará no campo de batalha? O Rei da Noite chegou e as certezas que moviam Jon e Dany parecem se esfarelar. Pode o amor vencer? Por certo foi esse sentimento que motivou Jon a abrir o jogo logo de cara, mas será ele suficiente para fazer com que Daenerys aceite essa verdade passivamente? E nessas circunstâncias?

A Khaleesi nunca esteve tão acuada como agora e a teoria dela ser a grande vilã da série jamais teve tanta tração como neste momento. 

Antes das respostas, porém, muitos personagens devem morrer no próximo episódio, que será o maior da temporada, e mostrará o sucesso (ou fracasso) das defesas no Norte. "Game of Thrones" foi hábil em reconectar o público com os personagens em um episódio muito menos tenso do que a premiere e que terminou com o mesmo gancho, mas em um contexto completamente diferente. 

    Leia tudo sobre: Game of Thrones