O fim de ano chegou e com ele o clima de retrospectiva 2018, com um ano repleto de acontecimentos marcantes, os memes de 2018 foram um elemento constante na vida dos brasileiros, em algumas ocasiões podemos afirmar que foram essenciais.

Leia também: Que tiro foi esse? Os melhores memes da cerimônia do Oscar 2018

retrospectiva: memes de 2018
Reprodução
retrospectiva: memes de 2018

Fazendo uma retrospectiva 2018 , só este ano tivemos Eleições, Copa do Mundo, greve de caminhoneiros, manifestações políticas e viralização de inúmeros produtos da cultura pop. Os memes de 2018 dominaram a web e a nossa rotina, você pode até negar, mas aconteceu.

Leia também: Ana Maria Braga e a safra de memes em 2018

Se a intenção da internet era manter a meta aberta, para em 2018 dobrar a meta de piadas, digam aos responsáveis que o objetivo foi concluído com sucesso.

Que Tiro foi Esse?

Jojo Todynho
Reprodução
Jojo Todynho

Jojo Todynho quebrou a internet ao lançar  Que Tiro Foi Esse . Mesmo sendo lançado em dezembro de 2017, foi apenas em janeiro de 2018 que uma brincadeira envolvendo a música viralizou. Em todas as redes pessoas compartilhavam vídeos fingindo ser alvejadas por um tiro. A viralização foi tão absurda que o funk foi cotado como o grande sucesso do Carnaval.

Levanta a cabeça, princesa

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

O “BBB” é uma tradição da  Globo , todo ano anônimos entram no reality e saem de lá destacados ou apagados. Em 2018, a participante Jéssica reviveu a frase motivacional que costuma repetir a si mesma: “Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai”. Obviamente a catchphrase viralizou na internet.

O momento dito em outro contexto talvez não tivesse viralizado, o elemento que alavancou a frase foi o fato da participante estar tendo uma conversa extremamente séria na hora.

Haddad Gato

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

2018 teve uma das eleições mais conectadas de todos os tempos. Prova disso é a reverberação das fake news e a disseminação ilimitada dos posts políticos. Um dos representantes que ganhou espaço entre os internautas foi Fernando Haddad.  

Durante o período eleitoral, os navegantes da internet puderam conferir inúmeras sátiras envolvendo o político, seus projetos e, especificamente, sua beleza. 

Akon conselheiro

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

Após lucrar com suas canções nos anos 2000, Akon entrou para o esquecimento. Porém, em 2018 ele foi desenterrado pelos brasileiros após uma foto de divulgação em que o cantor aparenta estar aconselhando alguém começou a viralizar na internet.

Você viu?

Fadas do deboche

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

No ramo de produções cinematográficas o termo spin-off é utilizado para algo que é derivado de uma obra já existente. Em 2018 nós conhecemos a Mini Pastora, uma menina evangélica de tenra idade que começou a pregar conceitos um tanto discriminatórios. Sempre apresentando-se no centro de São Paulo, um de seus “shows” foi registrado por um transeunte. Porém, não foi Vitória de Deus, a Mini Pastora que roubou a cena e sim suas espectadoras que a todo momento matinham a feição de deboche.

Greve dos caminhoneiros

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

Todo ano greves permeiam o calendário brasileiro. Muitas vezes essas paralizações não mexem apenas com as políticas municipais e estaduais, mas também tomam uma proporção maior ao ganharem sátiras na internet.

Em 2018 foi a vez da greve dos caminhoneiros ter seu holofote. Após semanas de paralisação, a superfaturação dos combustíveis tomou conta das manchetes, a dificuldade de se mobilizar deixou de ser uma “desculpa para não sair de casa” e se tornou um problema de extrema urgência. Icônico do jeito que é, o brasileiro (mesmo ferrado) não perdeu a oportunidade de fazer piada.

Pabllo Vittar foi longe demais!

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

2018 foi um ano intenso e que limites foram quebrados de diferentes maneiras. E se existe alguém que foi longe demais, essa pessoa é Pabllo Vittar. Alvo de inúmeras fake news políticas (geralmente difundidas pelo WhatsApp), a drag queen viu seu rosto e nome em inúmeras imagens engraçadas.

Uma das mensagens divulgadas mais notórias era de que a cantora estaria envolvida com o Partido dos Trabalhadores (PT) em algum plano contra a moral e os bons costumes. Nos textos, sempre repete-se a frase “dessa vez Pabllo Vittar foi longe demais”, mas parece que a cada corrente do WhatsApp, a cantora ultrapassa os limites da ousadia.

Copa do Mundo e o hexa que nunca veio

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

A copa não foi em solo tupiniquim, mas o Brasil teve, como sempre, um papel de destaque no evento esportivo. Sediada na Rússia, a Copa do Mundo de 2018 contou com muita torcida e, claro, piadas na internet.

Quem lembra do canarinho pistola? Em junho, o mascote atingiu seu auge em procuras na internet devido a sua feição enfezada. Durante o evento esportivo, o canarinho foi protagonista de inúmeras imagens da web, tornando-se um fenômeno nacional.

Também não podemos deixar de ressaltar as quedas de Neymar, que foram convertidas em movimentos de capoeira, Ronaldinho Gaúcho batucando em diferentes tipos de eventos, o feiticeiro do hexa e o tombo de Tite.

Não vou, estou com bolsa de cocô

memes de 2018
Reprodução
memes de 2018

Outro personagem icônico das eleições foi Jair Bolsonaro. Antes de ser eleito, em setembro de 2018, o militar foi vítima de um ataque durante campanha de rua. O fato fez com que o presidenciável, à época, ficasse resguardado. Ao obter alta, Bolsonaro alegou não estar disponível para debates por estar com uma bolsa de colostomia e que em seu estado ele não tinha controle devido de suas secreções.

Irreverente, a internet claramente não perdoou e começou a disseminar: “não vou, estou com bolsa de cocô” em diferentes situações. 

Memes 2018: o verdadeiro tesouro brasileiro

memes de 2018
Reprodução / Redes Sociais
memes de 2018

Leia também: Músicas que viraram meme e encheram as redes sociais de humor

Os memes de 2018 foram inesquecíveis e talvez resistam por alguns anos. Após 365 dias de humor, a internet provou mais uma vez que o elemento mais dominante no DNA do brasileiro é a criatividade. Você pode até não acreditar, mas é verdade esse bilhete. Assinado: iG Gente .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!