
Teoricamente, o Oscar é uma premiação para o cinema mundial. Produções dos quatro cantos do mundo são submetidas a indicações. Na história da Academia, apenas seis artistas latinas foram reconhecidas na categoria de Melhor Atriz . Por isso, o iG Gente separou os nomes e os papéis pelos quais as intérpretes foram lembradas.
Fernanda Montenegro

Primeira latina na história da cerimônia, Fernanda Montenegro foi extremamente aclamada pelo seu papel em Central do Brasil , de 1998. A atriz recebeu a indicação no ano de 1999 e perdeu a categoria para Gwyneth Paltrow em Shakespare Apaixonado .
Salma Hayek

Com a adaptação da vida de Frida Kahlo , Salma Hayek fez parte das 5 artistas indicadas à categoria, no ano de 2002. Embora tenha sido lembrada pela interpretação em Frida , a artista mexicana foi derrotada por Nicole Kidman , que concorria com o longa As Horas .
Catalina Sandino Moreno
Três anos depois, a terceira atriz latina chegou ao Oscar com o filme María, llena Eres de Gracia . Na edição de 2005, a colombiana perdeu a estatueta, entregue para Hilllary Swank pelo drama Menina de Ouro .
Yalitza Aparicio
Seguindo os passos de Hayek, Yalitza Aparicio foi a segunda atriz mexicana a ser reconhecida na categoria. Em 2019, ela concorria à Melhor Atriz pelo seu papel em Roma , de Alfonso Cuarón. Na cerimônia, ela perdeu o prêmio para Olivia Colman , que levou a melhor pela interpretação em A Favorita .
Ana de Armas
Uma das indicações mais polêmicas dos últimos anos, embora Blonde , filme centrado na vida de Marylin Monroe , tenha sido amplamente criticado, Ana de Armas conquistou um lugar na categoria. Em 2023, a cubana foi uma das 5 atrizes reconhecidas pela Academia, mas não levou o prêmio. Michelle Yeoh , em Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo , foi a vencedora.
Fernanda Torres
Sexta indicada, Fernanda Torres é a segunda brasileira que conquistou os votantes do Oscar pela sua intepretação de Eunice Paiva no longa-metragem Ainda Estou Aqui , de Walter Salles .