Além de Margareth: veja artistas que já passaram pelo Ministério da Cultura

Cantora baiana Margareth Menezes assume o cargo de Ministra da Cultura.

Ipojuca Pontes

Nascido em João Pessoa, Ipojuca Pontes tem uma carreira de destaque na cinematografia brasileira. O cineasta foi responsável pela direção do filme "A Volta do Filho Pródigo", adaptação cinematográfica do livro homônimo. Ipojuca foi o primeiro ministro da cultura do governo de Fernando Collor, onde ocupou o cargo em 1990 e 1991.

Reprodução

Gilberto Gil

Gilberto Gil é um ícone da MPB, reconhecido mundialmente como cantor, compositor e multi-instrumentalista. Além disso, o artista se consagra na lista de brasileiro vencedores do Grammy Awards e Grammy Latino. Durante os primeiros governos de Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto ocupou a cadeira de ministro da cultura, entre os anos de 2003 e 2008.

Reprodução

Ana de Hollanda

Irmã de Chico Buarque, Ana de Holanda é cantora, compositora, produtora, diretora teatral e atriz. A artista se tornou ministra da cultura no primeiro mandato de Dilma Rousseff, em 2011 e 1012.

Reprodução

João Batista de Andrade

Diretor, dramaturgo e ator, João Batista de Andrade coleciona diversas produções no currículo, entre elas, o filme "O Homem Que Virou Suco", de 1981, classificado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. O artista foi Ministro da Cultura interino por alguns meses do governo de Michel Temer, em 2017.

Reprodução

Secretária Especial da Cultura

Quando o presidente Bolsonaro foi eleito, ele extinguiu o Ministério da Cultura, transformando a pasta em uma Secretaria Especial. No entanto, o governo do ex-militar também contou com líderes artistas na Secretaria Especial da Cultura.

Reprodução/Instagram

Roberto Alvim

Roberto Alvim é um dramaturgo e co-fundador do Club Noir de São Paulo. O diretor ocupou o cargo de Secretário da Secretaria Especial de Cultura durante o governo Bolsonaro, em 2019 e 2020. No entanto, foi exonerado após fazer apologias nazistas.

Reprodução

Regina Duarte

Atriz e diretora de teatro, Regina Duarte já trabalhou em diversas produções televisivas da Rede Globo, entre elas "Roque Santeiro", "Rainha da Sucata" e "Páginas da Vida". Regina surpreendeu os colegas de trabalho quando em 2020 largou tudo para se tornar secretária da pasta de cultura, a convite do presidente. Regina deixou o cargo meses após assumir.

Reprodução

Mário Frias

Mário Frias é conhecido pelos trabalhos em novelas e por ter sido apresentador televisivo. Após a saída de Regina Duarte, foi ele quem assumiu o cargo de Secretário da Cultura. Ele deixou o mandato em 2022.

Reprodução

Margareth Menezes

Atriz, cantora e compositora, Margareth Menezes aceitou o convite do presidente Lula para ocupar o cargo de Ministra da Cultura. Embora Bolsonaro tenha extinguido o Ministério, o petista já havia sinalizado a intenção de trazer a pasta de volta para o campo dos Ministérios em 2023.

Reprodução

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícia sobre realities e celebridades!

Reprodução