Vocalista do Sex Pistols presta homenagem à Rainha Elizabeth II

Banda lançou 'God Save The Queen', canção antimonarquista em 1977, quando monarca comemorou Jubileu de Prata

Capa do single 'God Save The Queen'
Foto: Reprodução/Sex Pistols 09.09.2022
Capa do single 'God Save The Queen'

O vocalista da banda punk Sex Pistols, John Lydon, conhecido como Johnny Rotten, prestou uma homenagem à rainha Elizabeth II, morta nesta quinta-feira (9), na Escócia. O vocalista deixou uma mensagem à monarca em suas redes sociais.

"Descanse em paz Rainha Elizabeth II", escreveu Lydon. Em seguida, ele postou um trecho de "God Save The Queen", o hino nacional britânico: "Send her victorious", algo como "mande a vitória dela", em tradução livre.


O Sex Pistols lançou uma música homônima, mas antimonarquista, em 1977. Naquela altura, a monarca comemorava o Jubileu de Prata. A canção se transformou em hino do punk rock e faz provocações à Elizabeth II.

A letra escrita pelo vocalista Johnny Rotten acusa a rainha de liderar um "regime fascista" e afirma que um monarca "não é um ser humano".

A capa do single do Sex Pistols de 1977 "God Save The Queen", com o rosto da jovem rainha, cujos olhos e boca estavam escondidos pelos nomes do grupo e seu hit, é uma das imagens mais conhecidas do movimento punk — mas também da rainha Elizabeth II.

A reprodução da música chegou a ser banida da rádio e da emissora de televisão BBC, o que aumentou a curiosidade sobre a obra e fez com que "God Save The Queen" atingisse o segundo lugar nas paradas de sucesso.

Em junho deste ano, para marcar o Jubileu de Platina da Rainha, Lydon escreveu um mensagem na qual afirmou, ironicamente, "Deus salve a Rainha".