8 motivos para celebrar os 80 anos de Caetano Veloso

Premiado, dono de uma voz inconfundível, compositor de canções importantes para a música brasileira e outros adjetivos podem definir Caetano Veloso; veja!

Tropicalismo

Ao lado de grandes outros músicos, Caetano foi um dos pais da Tropicália, um movimento cultural que atingiu, sobretudo, a música brasileira a partir da década de 60. O movimento ainda influenciou outros tipos de arte como o cinema, o teatro e a literatura, através da crítica sobre a desigualdade social.

Divulgação

Exílio

Caetano lutou contra a ditadura militar brasileira e, por este motivo, foi preso. O cantor foi acusado de ter desrespeitado o Hino Nacional e a Bandeira. Exilado, em 1969 o artista parte para Londres. Nesse período, grava: “Caetano Veloso” (1969) e “London, London” (1971). Em 1971, volta ao Brasil e no ano seguinte faz show em Salvador, ao lado de Chico Buarque.

Reprodução/IMDB

Grandes composições

Caetano é o cantor e compositor de músicas totalmente populares e consegue conversar com grande parte do povo brasileiro. Ele criou e cantou canções de destaque como “Sozinho” (intérprete), “Leãozinho”, “Você é Linda” e "Sampa”.

Divulgação/Daryan Dornelles

Doces Bárbaros

Ao lado de Gil, Bethânia e Gal, Caetano formou os "Doces Bárbaros", um quarteto que movimentou a música popular brasileira por todo o país. Devido ao sucesso do grupo, até os dias atuais os fãs pedem um reencontro do 'Doces'.

Divulgação

Premiadíssimo

Ao longo da carreira, Caetano recebeu dezenas de prêmios, entre eles, o "Grammy Award – Melhor Álbum de World Music", com “Livro”, em 2000, "Grammy Latino: Melhor Álbum de Cantor", em 2007, 2009 e 2013, "Grammy Latino – Personalidade do Ano 2012", "Grammy Latino – Melhor Canção Brasileira" de 2014, com “A Bossa Nova é Foda”, Prêmio da Música Brasil – Cantor 2016, além de outros.

Reprodução

Influente

Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes há mais de 60 anos. Ele já foi eleito um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos lançados e canções em trilhas sonoras de filmes de Pedro Almodovar e Julie Taymor.

Redação

Importância

Caetano é considerado internacionalmente como um dos melhores compositores do século XX, além de ser uma das mais importantes personalidades da música brasileira. Ele já foi comparado a Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney.

Divulgação

Um dos maiores!

Foi eleito pela revista Rolling Stone o 4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra e pela mesma revista o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.

Divulgação

Saiba mais!

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução