Relembre 8 momentos marcantes da Virada Cultural de São Paulo

O evento volta a acontecer após dois anos em pausa por conta da pandemia da covid-19. Confira situações históricas da grande celebração cultural!

Primeira edição

A cidade de São Paulo recebeu o evento pela primeira vez em 2005. Com um investimento de R$ 600 mil para a realização das mais de 200 atrações, a edição histórica criou o esqueleto do que a Virada representaria na capital. Adriana Calcanhotto reuniu mais de 10 mil pessoas para o show de encerramento no Parque Independência, no Ipiranga.

Reprodução/Twitter - 23.05.2022

Conflito policial

Já a terceira edição entrou para história por um trágico conflito entre policiais e espectadores do show dos Racionais MC's. A Praça da Sé e o centro da cidade foram depredados, além de estabelecimentos terem sido violados. Foram presas 11 pessoas, sendo que 6 ficaram feridas no conflito com a Polícia Militar.

Reprodução - 23.05.2022

4 milhões

Em 2008, a Virada Cultural bateu recordes ao reunir 4 milhões de pessoas participantes, entre as mais de oitocentas atrações e cinco mil apresentações de artistas. Nomes como Gal Costa, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Zé Ramalho, Titãs, Jair Rodrigues e mais fizeram shows ao longo do evento.

Reprodução/Twitter - 23.05.2022

Homenagem a Raul Seixas

Um dos destaques da edição de 2009 foi a criação de um palco especial em homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas. Localizado na Estação da Luz, o espaço trouxe diferentes artistas com um objetivo comum: apresentar os discos do cantor nas 24 horas da Virada.

Reprodução - 23.05.2022

Atrações internacionais

Iniciando a expansão do evento para outros bairros, a Virada Cultural de 2010 também contou com a presença de artistas internacionais. Se apresentaram a banda de hard rock Living Colour, o grupo de homenagem ABBA The Show e os cubanos Buena Vista Social Club. A edição também contou com o evento "Dimensão Nerd", que trouxe ao público mesas de jogos e uma parada de Cosplays.

Reprodução - 23.05.2022

Outras áreas

Aumentando as áreas exploradas, o evento de 2011 trouxe eventos que chamaram a atenção do público. Um deles foi um ringue de luta livre e um palco de apresentações das equipes de lutadoras profissionais. A edição também contou pela primeira vez com um palco de stand-up, onde se apresentaram nomes como Danilo Gentili e Fábio Rabin.

Reprodução/Twitter - 23.05.2022

Jovem Guarda homenageada

Em 2015, o movimento do rock brasileiro que completou 50 anos foi celebrado na Virada Cultural. Símbolos musicais da época se apresentaram no evento, como Wanderléa, Paulo César Barros e Erasmo Carlos. Inezita Barroso, cantora e compositora que havia falecido em março daquele ano, também foi homenageada na edição.

Reprodução - 23.05.2022

Polêmica

Após a expansão para novas regiões da cidade em 2016, a Virada de 2017 foi marcada por uma polêmica envolvendo João Doria. O então prefeito havia anunciado que o evento seria transferido para Interlagos por conta de transtornos que aconteciam na região central e da grande dimensão que tomou. Foram mantidas na região central apenas algumas atrações, destinadas a um público menor.

Reprodução - 23.05.2022

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre cultura, celebridades, reality shows mais!

Reprodução