Carnaval: veja escolas de samba criticadas por homenagens para famosos

São Clemente fez homenagem a Paulo Gustavo e caiu para a Série Ouro.

São Clemente

Em 2022, a escola de samba carioca decidiu homenagear Paulo Gustavo na avenida. Apesar da comoção, a agremiação fez um desfile repleto de erros, acidentes e enredo confuso sobre a história do ator. Os erros se acumularam e culminaram na queda da escola para a série Ouro do Carnaval do Rio.

Reprodução/Twitter/Riotur

Caprichosos de Pilares

Em 2004, a escola homenageou Xuxa e a história da 'rainha dos baixinhos' no Carnaval. O enredo, mal-executado, desestruturou a escola e a deixou em penúltimo lugar nos desfiles do Rio de Janeiro. Dois anos depois, a escola caiu para o Grupo A. Hoje ela está na terceira divisão do Carnaval carioca.

Reprodução/Montagem 25.04.2022

G.R.E.S Tradição

Em 2001, a escola decidiu homenagear Silvio Santos. Com muita expectativa do público, a agremiação não trouxe a história do apresentador como esperavam. Durante a apuração, a Tradição sofreu com os pontos, mas saiu em oitavo lugar. Em 2003, a escola decidiu fazer outra homenagem e quase caiu. Hoje a escola conquistou a terceira divisão e está na Série B.

Ronaldo na Tradição

Dois anos após a homenagem à Silvio Santos, a Tradição resolveu homenagear o jogador Ronaldo Fenômeno. Nesta ocasião, a escola acabou em 13º lugar. O desfile instituiu a maldição das homenagens de Carnaval.

Reprodução/Globo

Grande Rio

Em 2018, a escola homenageou Chacrinha, apresentador que marcou a televisão nos anos 80. Com problemas em carros, problemas na evolução e 5 minutos estourando o tempo limite na avenida, o desfile irreverente da Grande Rio salvou a escola do quase rebaixamento. No fim, a agremiação ficou em 12º lugar.

Unidos do Peruche

Diferente do desfile da Vila Isabel, Martinho da Vila foi o tema que rebaixou a Unidos do Peruche no Carnaval de São Paulo. Celebrando os 80 anos do sambista, em 2018, a escola ficou em 12º lugar e caiu para o Grupo de Acesso do Carnaval paulistano.

Mas teve vitória com homenagem! Mangueira foi a mais recente

Em 2016, a Mangueira conquistou o campeonato dos desfiles de Carnaval homenageando Maria Bethânia, com o enredo 'Maria Bethânia, A Menina Dos Olhos De Oyá'. O desfile foi marcante por ter um enredo completo e que misturou religiosidade com a figura da cantora.

Beija-Flor

A escola também foi campeã, em 2011, com o enredo homenageando Roberto Carlos. Marcante, a Beija-Flor utilizou sucessos do cantor e relembrou fatos do artista, como o calhambeque, a religiosidade de Roberto e os amigos dele, como Erasmo e Wanderléa.

Mocidade Independente de Padre Miguel

Em 2020, a escola homenageou Elza Soares e conquistou o terceiro lugar no Carnaval. Contando a história da cantora, passando pelas origens na Vila Vintém, a entrada na escola de samba, os sucessos em Planeta Fome e a força de Elza, que serve de representatividade para mulheres negras.

Leia mais sobre celebridades no iG Gente!

Se interessa por entretenimento, cultura e celebridades? Confira os conteúdos especiais do iG Gente que são lançados no Telegram! O canal é repleto de matérias incríveis para você. Veja:

Reprodução/Globoplay