Do boicote de Will Smith à urina de Kanye: 5 polêmicas do Grammy

Com a cerimônia de 2022 marcada para este domingo (3), relembre momentos emblemáticos que marcaram uma das maiores premiações da música!

Will Smith boicota prêmio

O histórico de polêmicas do ator não se limita ao recente tapa em Chris Rock no Oscar 2022. Em 1989, Will foi indicado à melhor performance de rap ao lado de DJ Jazzy Jeff por “Parents Just Don’t Understand”. Contudo, ele decidiu boicotar o Grammy ao descobrir que a categoria não seria televisionada e nem compareceu na cerimônia. Mesmo não estando presente, a dupla acabou levando o prêmio.

Reprodução/YouTube - 01.04.2022

Boicote de The Weeknd

O ator não foi o único que ficou conhecido por boicotar a premiação. “After Hours", um dos álbuns de maior sucesso de The Weeknd, foi ignorado pela Academia em 2020 e gerou revolta entre os fãs. O cantor decidiu, então, fazer um boicote eterno ao prêmio e revelou ter proibido a gravadora de enviar músicas para o Grammy, por conta de “comitês secretos” que aconteciam nos bastidores.

Reprodução/YouTube - 01.04.2022

Kanye West urina no prêmio

Kanye West e polêmica são palavras que caminham juntas. Em 2020, o rapper causou ao urinar em uma estatueta do Grammy, em forma de protesto contra as gravadoras. Apesar da postura controversa, meses depois, o artista ganhou o prêmio de melhor álbum de música cristã contemporânea por "Jesus is King".

Reprodução/Twitter - 01.04.2022

Nicki Minaj e o exorcismo no palco

Não foi apenas o sucesso de “Starships” que a cantora vivenciou em 2012. Na cerimônia do ano, Nicki decidiu encenar um exorcismo durante a performance. A apresentação polêmica contou com a rapper amarrada e ainda levitando cercada de fogo.

Reprodução/YouTube - 01.04.2022

Dua Lipa responde machismo

Ao receber o primeiro Grammy como “Artista Revelação” em 2019, a cantora Dua Lipa resolveu criticar um comentário machista que o presidente da Academia, Neil Portnow, fez no ano anterior. Na época, Alessia Cara foi a única mulher premiada na cerimônia, assim como Dua na categoria revelação, e ele havia dito que mulheres que desejam fazer parte da indústria “precisam se dedicar mais”.

Reprodução/YouTube - 01.04.2022

Resposta na ponta da língua

“Quero começar dizendo o quão honrada eu estou pela indicação ao lado de tantas artistas femininas incríveis neste ano, porque… eu penso que este ano nós realmente nos esforçamos, não é?”, afirmou Dua Lipa durante seu discurso de aceitação.

Reprodução - 01.04.2022