Carnaval 2022: conheça as escolas de samba e enredos do Rio de Janeiro

Após o adiamento causado pela pandemia, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí recebe as escolas do grupo especial nos dias 22 e 23 de abril; confira mais detalhes sobre os desfiles!

Imperatriz

Trazendo a cantora Iza como rainha de bateria, a Imperatriz Leopoldinense vai homenagear o carnavalesco Arlindo Rodrigues, que deu à escola de Ramos o primeiro dos oito títulos no carnaval carioca. O enredo "Meninos eu vivi… Onde canta o sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine” é assinado por Rosa Magalhães, amiga e rival do homenageado em muitos carnavais.

Reprodução/Globo - 31.03.2022

Mangueira

A escola vai homenagear as biografias de três ícones do mundo do carnaval: Cartola, Jamelão e Delegado. Com o enredo “Angenor, José & Laurindo”, a Mangueira explora a própria história mais uma vez, dando destaque para nomes importantes da trajetória da escola de samba.

Reprodução/Twitter - 31.03.2022

Salgueiro

“Resistência” é o enredo de 2022 da Salgueiro. A escola vai retratar lugares importantes do Rio de Janeiro que ficaram conhecidos como pontos marcantes da cultura negra na cidade. A rainha de bateria Viviane Araújo vai desfilar sem salto e com fantasia comportada, já que está grávida de quatro meses.

Reprodução/Twitter - 31.03.2022

São Clemente

Com o enredo “Minha vida é uma peça!”, a São Clemente vai apresentar uma homenagem à vida de Paulo Gustavo, que morreu em 2021 após complicações da Covid-19. A ex-BBB Thelma Assis foi confirmada como a musa da escola.

Reprodução/Twitter - 31.03.202

Viradouro

A escola de samba retorna para 1919 e explora no desfile os sentimentos dos cariocas no carnaval que marcou o fim da pandemia da Gripe Espanhola. “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria!” é o enredo que remete à folia de mais de um século atrás. A Unidos do Viradouro ainda conta com a atriz Erika Januza como rainha de bateria.

Reprodução/Twitter - 31.03.2022

Beija-Flor

"Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor": este é o enredo que convoca o público a refletir sobre questões urgentes da negritude. A proposta da escola é de enaltecer as histórias dos negros e ainda denunciar o racismo.

Reprodução/Twitter - 31.03.2022

Paraíso do Tuiuti

Com o enredo “Ka ríba tí ÿe - Que nossos caminhos se abram", a escola pretende glorificar a negritude e homenagear histórias de luta, sabedoria e resistência negra. A Paraíso do Tuiuti ganhou destaque no Carnaval de 2022 antes mesmo dos desfiles, já que um vídeo da princesa da bateria Mayara Lima viralizou nas redes sociais.

Reprodução/Instagram - 31.03.2022

Portela

A escola chega na avenida com o enredo “Igi Osé Baobá”, que retrata a história do baobá, uma árvore sagrada que veio da África. O samba remete a temas relacionados à planta, como sobrevivência, sabedoria, ancestralidade e resistência.

Reprodução/Twitter - 31.03.2022

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel vai celebrar sua própria história na Sapucaí. O enredo “Batuque ao Caçador” fala do orixá e Oxóssi e relembra nomes importantes de sua história.

Reprodução/Twitter - 31.03.2022

Unidos da Tijuca

“Waranã – a reexistência vermelha” apresenta a lenda do guaraná na folia de 2022. O enredo aborda a importância da autonomia e da luta dos povos indígenas. A cantora Lexa é a rainha de bateria da escola de samba.

Reprodução/Instagram - 31.03.2022

Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio traz o enredo "Fala Majeté! Sete Chaves de Exú" para mostrar os caminhos do orixá. O samba tem o objetivo de desmistificar como o Exu é visto no mundo ocidental, a partir de uma perspectiva ruim. Paolla Oliveira representa a escola como rainha de bateria.

Reprodução/Instagram - 31.03.2022

Vila Isabel

Fechando o ciclo do grupo especial, a Unidos de Vila Isabel vai homenagear o músico Martinho da Vila com o enredo "Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho". Sabrina Sato é a rainha de bateria da escola de samba.

Reprodução/Instagram - 31.03.2022