Desfile diferente
A festa do Carnaval foi adiada devido à pandemia da covid-19 em São Paulo. Os desfiles do Grupo Especial ocorrerão no fim de semana do feriado de Tiradentes.
Desfiles vão acontecer nos dias 22 e 23 de abril no Sambódromo do Anhembi; veja temas dos sambas-enredo.
A festa do Carnaval foi adiada devido à pandemia da covid-19 em São Paulo. Os desfiles do Grupo Especial ocorrerão no fim de semana do feriado de Tiradentes.
Com o enredo 'Basta!', a escola de samba da torcida organizada do Corinthians irá dar um grito de ordem na avenida. Com discurso político, a escola de samba irá falar da democracia, racismo, machismo e desigualdade. Como destaque, Sabrina Sato segue como rainha de bateria da escola.
Mais paulistana do que nunca, a escola de samba da torcida organizada do São Paulo vai trazer o enredo 'Adoniran' para o Anhembi. A escola irá homenagear o sambista Adoniram Barbosa e fará referências à saudosa maloca do sambista e músicas do artista. Silvia Abravanel foi convidada e será destaque da terceira alegoria da escola, no carro 'Trem das Onze'.
O enredo da escola de samba pede proteção à Oxalá, orixá cultuado nas religiões de matriz africana. Destaque e musa da escola da Pompéia, a ex-A Fazenda e ex-dançarina do 'Domingão do Faustão', Erika Schneider promete trazer muita energia em conjunto do enredo.
Com o enredo 'O Pequeno Príncipe no Sertão', a Tom Maior pretende reescrever a história de Antoine de Saint-Exupéry. Além de falar da história da criança que inspira muitos até hoje, a escola também irá falar do sertão do Brasil. Como destaque da escola, Lumena Aleluia, ex-BBB 21, será musa.
Inspirada na música de Guilherme Arantes de mesmo nome, a escola de samba da torcida organizada do Palmeiras leva à avenida o enredo 'Planeta Água'. Além de falar da água e do ciclo da vida, a Mancha irá mencionar Iemanjá, orixá de religiões de matriz africana. Viviane Araújo seria rainha de bateria, mas decidiu sair na avenida pelo Salgueiro, no Rio de Janeiro.
A escola de samba que terminou em quarto lugar em 2020 chega com o enredo 'Preto Velho conta a saga do café em um canto de fé'. Além de falar da bebida preferida dos brasileiros, a escola também fala de um dos símbolos das religiões de matriz africana. A escola preferiu valorizar as componentes tradicionais e não escolheu famosas para o desfile.
Em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, a escola de samba aposta em um 'grito de coragem' contra o racismo, além de abordar a força da mulher negra no Brasil. Como destaque, a escola de samba terá Camila Prins, madrinha trans da agremiação, como rainha de bateria.
Com o enredo O Poder da Comunicação: Império, o Mensageiro das Emoções, a escola de samba irá falar das formas de comunicação do ser humano, até a atualidade. Como destaque, a agremiação vai homenagear Carlinhos Maia, que 'conectou o Nordeste ao mundo' com a internet.
Promovendo a união entre os povos, a escola de samba pretende lavar a alma na avenida após dois anos de pandemia. O samba-enredo, criado com a colaboração de Dudu Nobre, pretende trazer a fé e abordar questões sociais no Anhembi.