Além do tapa de Will Smith: relembre as maiores polêmicas da história do Oscar

Ator ficou entre os assuntos mais comentados do mundo após agredir Chris Rock na cerimônia de 2022; relembre outros casos polêmicos da maior premiação do cinema!

O tapa tem consequências…

Will Smith partiu para a agressão após o comediante Chris Rock ter feito uma piada sobre o cabelo de sua esposa, Jada Pinkett, que tem uma condição capilar chamada alopecia. Após a polêmica, a Academia discute as possíveis punições ao ator.

Reprodução - 28.03.2022

La La Land ou Moonlight?

Como de costume, as expectativas estavam altíssimas para a revelação do prêmio de “Melhor Filme” na premiação de 2017. Contudo, os profissionais protagonizaram um erro histórico do evento, que premiou “La La Land” na categoria em que, na verdade, “Moonlight” era o longa vencedor.

Reprodução - 28.03.2022

#OscarsSoWhite

Em 2015, a polêmica surgiu após a divulgação da lista de indicados, que não trazia nenhum ator negro concorrendo ao prêmio. O público se mobilizou nas redes sociais para criticar a organização do evento, espalhando a hashtag #OscarsSoWhite (Oscar tão branco). Apesar do ato, nenhum ator negro foi nomeado à premiação de 2016, pelo segundo ano consecutivo.

Reprodução - 28.03.2022

James Franco X Anne Hathaway?

Os astros responsáveis por apresentar o evento de 2011 se envolveram em polêmicas fora do palco. Além do ator receber críticas sobre a postura desanimada durante a premiação, ele ainda se desentendeu com a atriz nos bastidores. “Foi tipo o encontro às cegas mais constrangedor do mundo”, disse o roteirista da cerimônia David Wild, anos depois do evento.

Reprodução - 28.03.2022

O beijo de Angelina Jolie

No ano 2000, a atriz gerou polêmica após receber seu primeiro e único Oscar, por “Garota, Interrompida”. Celebrando o prêmio, Angelina beijou na boca seu irmão, James Haven, e provocou acusações de incesto entre o público. Em 2004, em entrevista à People, a atriz lamentou a repercussão do episódio: “Não foi um beijo de língua. É uma decepção que algo tão bonito e puro tenha se tornado um circo”.

Reprodução - 28.03.2022

Invasão no palco

Já imaginou estar assistindo o Oscar e se deparar com um homem nu invadindo o palco? Foi isso que aconteceu em 1974! O invasor era Robert Opel, ativista pelos direitos gays que justificou o ato como uma crítica à sociedade conservadora da época.

Reprodução - 28.03.2022

Marlon Brando recusa prêmio

Na cerimônia de 1973, a atuação do astro em "O Poderoso Chefão" foi celebrada pela Academia. Contudo, não foi ele quem subiu ao palco para receber o prêmio. A atriz Sacheen Littlefeather, ativista pelos direitos dos nativos norte-americanos, foi ao palco e agradeceu em nome de Brando. Ela fez um protesto de como os povos nativos eram retratados na indústria da época.

Reprodução - 28.03.2022