Felipe Neto critica Machado de Assis nas escolas e cria discussão na web
Segundo o influenciador, obrigar os estudantes a lerem obras clássicas é um desserviço das escolas para a literatura
Felipe Neto acabou criando uma grande discussão no Twitter no último sábado (24) ao criticar escolas que forçam a leitura de clássicos da literatura brasileira aos alunos. O youtuber citou os autores Álvares de Azevedo e Machado de Assis, defendendo que suas obras não são para adolescentes.
"Forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de Assis não são para adolescentes! E forçar isso gera jovens que acham literatura um saco", disse.
Forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura.
— Felipe Neto (@felipeneto) January 23, 2021
Álvares de Azevedo e Machado de Assis NÃO SÃO PARA ADOLESCENTES! E forçar isso gera jovens que acham literatura um saco. pic.twitter.com/ay4D763YpY
Ao ser criticado pela sua posição, Neto se defendeu, dizendo que muitas pessoas se traumatizam com a leitura. "Mano, larga o umbiguismo e vai ler os replies do meu post, vai ver quantas pessoas são negativamente impactadas pela forma como a literatura é dada nas escolas", continuou, dizendo que esse modelo não tem dado certo há 100 anos.
Mesmo assim, vários internautas argumentaram, dizendo que os clássicos são, sim, importantes para a formação dos adolescentes e que o youtuber não tem formação na área para opinar de forma tão contundente. Outros se questionaram, então, quais livros deveriam ser lidos pelos adolescentes e por que as matérias dadas no ensino da matemática também não são questionadas.
Veja a discussão que se criou:
Tava aqui refletindo. Será que o Felipe Neto também apoia tirar matemática e física das escolas e colocar matérias que agradem mais?
— Caio Lemos (@lemoscaioGN) January 24, 2021
Porque pelo o que me lembro, praticamente todo mundo na minha sala odiava essas matérias e forçar o aprendizado delas também afastou o interesse.
Felipe Neto dizendo a verdade: obrigar adolescentes a ler clássicos como Machado de Assis não contribui em nada para a formação de novos leitores.
— detremura 🐊 (@detremura) January 23, 2021
Machado é um gênio, mas não escrevia para crianças e quem ler obrigado corre o risco de achar que ler é uma atividade chata.
.Não subestime adolescentes. Eles não são incapazes
— Diego D. Tbt (@ReTintaPreta) January 23, 2021
.Escola não é entretenimento, é lugar de aprendizado, desafio e estímulo
.Quem quer diversão, vai pro canal do Castanhari "aprender" história sem fontes. Super divertido
.Leia Machado de Assis
.Não leia Felipe Neto
Por que os adolescentes devem ler Machado de Assis e quais são minhas críticas em relação ao ensino de literaturas no Brasil.
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) January 23, 2021
A THREAD pic.twitter.com/gCkmPWJFt8
Felipe Neto: Machado de Assis não é para adolescentes.
— JOE (@eujoeandrade) January 23, 2021
Eu com 16 anos defendendo a Capitu para minha turma.
pic.twitter.com/sd8KepdE95
aproveitar que machado de assis tá nos trends depois da baboseira que o felipe neto falou e divulgar CAPITU, a melhor série da globo baseada na obra mais famosa dele vulgo Dom Casmurro, pra quem acha a leitura do livro chata a série é totalmente o contrário pic.twitter.com/m0TwQE6Kkp
— ivys (@meraskristen) January 23, 2021
LISTA DE LIVROS FUVEST 2035
— Braulio Lorentz (@brauliolorentz) January 23, 2021
Harry Potter: obra completa
Bible de Friends
Não se apega não
Textos cruéis demais...
O que você quiser que tem foda-se no título
Livro de colorir do Lucas Neto
As 4 Mundo Estranho de setembro de 2005
Threads científicas do Castanhari https://t.co/0ftm3FNZav
Vou aprofundar a polêmica lançada pelo @felipeneto , mas com matemática. Acho que jamais deveriam ser cobradas memorizações e aplicações de fórmulas, nem dada tanta ênfase ao lado operacional. Isso contribuiu para que adolescentes deixem de gostar de matemática. Para sempre!
— Tatiana Roque (@tatiroque) January 24, 2021