Realizada em formato inédito, com a grande maioria dos indicados em suas respectivas casas, a 72ª edição do Emmy, a festa da TV americana, foi realizada na noite deste domingo, em Los Angeles. O apresentador Jimmy Kimmel comandou a festa da TV americana de um Staples Center praticamente vazio.
A noite contou com grandes domínios. "Succession" foi eleita melhor série de drama e ficou com outras seis estatuetas; "Watchmen" levou dez Emmys nas categorias voltadas às minisséries ou filmes para TV; já a canadense "Schitt's Creek" venceu todas as principais disputas entre as séries de comédia, com oito estatuetas recebidas — um recorde de premiações numa única temporada de comédia.
As vitórias de “Succession” e “Watchmen” ilustram o triunfo da HBO, vencedora de 30 Emmys, sobre a concorrente Netflix (21).
Julia Garner supera Meryl Streep
As surpresas ficaram para as séries dramáticas, apesar de "Succession" fazer valer o favoritismo, premiando também Jeremy Strong (melhor ator), roteiro (recebido por Jesse Armstrong) e direção (Andrij Parekh). Mas Zendaya, de 24 anos, superou artistas experientes como Jennifer Aniston, Olivia Colman e Sandra Oh para vencer o Emmy de melhor atriz em série dramática, por "Euphoria" — tornando-se a mais jovem a vencer a categoria. E, em atriz coadjuvante, Julia Garner ("Ozark"), de 26, passou pela concorrência de ninguém menos que Meryl Streep ("Big little lies").
Também azarão, Billy Crudup, de "The Morning Show", venceu como ator coadjuvante, categoria que tinha três representantes de "Succession" — incluindo o favorito Kieran Culkin.
Entregadores e caminhoneiros homenageados
Em seu discurso de abertura, Kimmel brincou com a ironia de se fazer uma festa de premiação em meio a uma pandemia mundial, mas justificou que, apesar de não ser prioritário, "é divertido". "Queria pedir palmas para mim. é melhor apresentar este prêmio do que apresentar sintomas", disse. E, ao falar sério, reforçou a importância da televisão como uma "amiga que está ao seu lado até nos momentos difíceis".
Ao longo da premiação, representantes de categorias profissionais pouco valorizadas e ainda mais fundamentais durante a pandemia, como caminheiros, entregadores e fazendeiros, fizeram discursos emocionantes e anunciaram os vencedores de algumas estatuetas. Médicos e enfermeiros, claro, também tiveram seus espaços.
Outro marco importante neste Emmy é que das 12 categorias de atuação, quatro foram vencidas por atores negros: Zendaya, Regina King, Yahya Abdul-Mateen e Uzo Aduba. O mesmo percentual (cerca de 33%) visto nas indicações.
Nas primeiras categorias anunciadas, as voltadas às séries de comédia, o domínio total ficou por conta da sitcom canadense "Schitt's Creek". Foram sete vitórias consecutivas, incluindo a principal, de melhor série de comédia. Catherine O'Hara e Eugene Levy venceram os troféus de melhor atriz e ator de série de comédia, respectivamente, e Annie Murphy ficou com o de atriz coadjuvante. Já Dan Levy, filho de Eugene, recebeu os Emmys de melhor ator coadjuvante, roteiro e direção (ao lado de Andrew Cividino) no segmento. E, em uma categoria não anunciada na cerimônia, "Schitt's Creek" ainda ficou com o Emmy de melhor elenco de comédia.
Em seu discurso, Eugene Levy fez questão de parabenizar o filho e companheiro de trabalho: "Eu quero agradecer este jovem homem que pegou nossa trama peixe fora d'água e a transformou numa celebração à inclusão e punição à homofobia".
Criada por Eugene e Dan Levy, "Schitt's Creek" nunca tinha vencido um Emmy até este domingo de domínio nas categorias de comédia. A sitcom, que chegou ao fim após seis temporadas, gira em torno da família Rose, dona de uma rede de videolocadoras, que perde toda a fortuna após um de seus sócios cometer uma fraude financeira milionária. Quebrados, eles se mudam para a pequena Schitt's Creek, cidade que haviam comprado como uma brincadeira. No Brasil, ela pode ser vista no serviço de streaming Paramount+.
'Watchmen' se destaca nas minisséries
Uma das produções mais badaladas da temporada, "Watchmen", da HBO, fez valer a expectativa do público ao vencer o Emmy de melhor minissérie. A protagonista Regina King garantiu a estatueta de melhor atriz de minissérie ou filme para TV, Yahya Abdul-Mateen a de ator coadjuvante, e o criador Damon Lindelof recebeu a de melhor roteiro, ao lado do coautor Cord Jefferson. Ao todo, contando as premiações técnicas, "Watchmen" levou dez Emmys.
"Obrigado a todos que investiram nove horas para assistir a série", disse Lindelof ao receber o principal prêmio junto com parte da equipe de "Watchmen". "Nós dedicamos esse prêmio às vítimas e sobrevivente do massacre de Tulsa", completou, referindo-se a uma série de ataques racistas organizados na cidade do estado de Oklahoma em 1921, que inspira a série.
O domínio não foi absoluto, porém, porque Mark Ruffalo superou Jeremy Irons e saiu com o Emmy de melhor ator de minissérie ou filme para TV por "I know this much is true", também disponível na HBO Go. A vitória foi muito comemorada por Ruffalo, mas principalmente por sua esposa, Sunrise Coigney, que dividiu a tela com o marido e não escondeu a emoção e o orgulho.
Uzo Aduba venceu como melhor atriz coadjuvante por "Mrs. America". E, numa vitória ainda mais surpreendente, "Nada ortodoxa", da Netflix, ficou com a estatueta de direção em minissérie ou filme para TV, recebida pela diretora Maria Schrader.
Fogo no envelope
No primeiro anúncio de vencedor da noite — aquele que premiou Catherine O'Hara como atriz de comédia —, Kimmel e Jennifer Aniston brincaram com os procedimentos sanitários ao atearem fogo no envelope e apagarem com um extintor de incêndio antes da leitura do nome de Catherine.
Mais tarde, Aniston protagonizaria outro momento muito comentado, ao aparecer de pijamas ao lado de Courteney Cox e Lisa Kudrow, suas companheiras em "Friends".
Os premiados receberam seus troféus em casa, e de lá discursaram, ao vivo. Alguns elencos optaram por se reunir, caso de "Schitt's Creek" — vestindo máscaras, os atores fizeram um reunião interna na casa de Eugene Levy.
Abaixo, conheça os vencedores das principais categorias (em negrito):
Melhor série de drama
- "Better Call Saul"
- “The Crown”
- “O conto da aia”
- “Killing Eve”
- “Stars Wars: The Mandalorian”
- “Ozark”
- “Stranger Things”
- “Succession”
Melhor série de comédia
- “Curb your enthusiasm”
- “Dead to me”
- “The good place”
- “Insecure”
- “The Kominsky Method”
- "The Marvelous Mrs. Maisel"
- "Schitt's Creek"
- “What we do in the shadows”
Melhor minissérie
- “Little Fires Everywhere”
- “Mrs. America”
- “Unbelievable”
- “Unorthodox”
- “Watchmen”
Melhor atriz em série dramática
- Olivia Colman - “The Crown”
- Laura Linney - "Ozark"
- Jennifer Aniston - "The Morning Show"
- Jodie Comer - “Killing Eve”
- Sandra Oh - “Killing Eve”
- Zendaya - "Euphoria"
Melhor ator em série dramática
- Jason Bateman - "Ozark"
- Sterling K. Brown - “This is us”
- Steve Carell - "The Morning show"
- Brian Cox - "Succession"
- Billy Porter - “Pose”
- Jeremy Strong - "Succession"
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
- Meryl Streep, "Big Little Lies"
- Helena Bonham Carter, "The Crown"
- Julia Garner, "Ozark"
- Laura Dern, "Big Little Lies"
- Thandie Newton, "Westworld"
- Fiona Shaw, "Killing Eve"
- Sarah Snook, "Succession"
- Samira Wiley, "The Handmaid’s Tale"
Melhor ator coadjuvante em série dramática
- Nicholas Braun, "Succession"
- Matthew Macfadyen, "Succession"
- Kieran Culkin, "Succession"
- Billy Crudup, "The Morning Show"
- Mark Duplass, "The Morning Show"
- Giancarlo Esposito, "Better Call Saul"
- Bradley Whitford, "The Handmaid's Tale"
- Jeffrey Wright, "Westworld"
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
- Cate Blanchett - “Mrs. America”
- Shira Haas - “Unorthodox”
- Regina King - “Watchmen”
- Octavia Spencer - “Self made”
- Kerry Washington - “Little fires everywhere”
Melhor ator em minissérie ou filme para TV
- Jeremy Irons - "Watchmen"
- Hugh Jackman - "Bad Education"
- Paul Mescal - "Normal people"
- Jeremy Pope - "Hollywood"
- Mark Ruffallo - "I know this much is true"
Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
- Uzo Aduba, “Mrs. America”
- Toni Collette, “Inacreditável”
- Margo Martindale, “Mrs. America”
- Jean Smart, “Watchmen”
- Holland Taylor, "Hollywood"
- Tracey Ullman, “Mrs. America”
Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme para TV
- Yahya Abdul-Mateen, "Watchmen"
- Jovan Adepo, "Watchmen"
- Tituss Burgess, "Unbreakable Kimmy Schmidt"
- Louis Gossett Jr., "Watchmen"
- Jim Parsons, "Hollywood'
- Dylan McDermott, "Hollywood"
Melhor atriz em série de comédia
- Christina Applegate - "Dead to me"
- Linda Cardellini - "Dead to me"
- Rachel Brosnahan - "The Marvelous Mrs. Maisel"
- Tracee Elis Ross - "Black-ish"
- Issa Rae - "Insecure"
- Catherine O'Hara - "Schitt's Creek"
Melhor ator em série de comédia
- Anthony Anderson - "Black-ish"
- Ted Danson - "The good place"
- Michael Douglas - The Kominsky Method"
- Eugene Levy - "Schitt's Creek"
- Don Cheadle - "Black Monday"
- Ramy Yousseff - "Ramy"
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
- D’Arcy Carden, "The Good Place"
- Alex Borstein, "The Marvelous Mrs Maisel"
- Marin Hinkle, "The Marvelous Mrs Maisel"
- Betty Gilpin, "Glow"
- Kate McKinnon, "Saturday Night Live"
- Annie Murphy, "Schitt’s Creek"
- Yvonne Orji, "Insecure"
- Cecily Strong, "Saturday Night Live"
Melhor ator coadjuvante em série de comédia
- Mahershala Ali, "Ramy"
- William Harper, 'The Good Place"
- Andre Braugher, 'Brooklyn 99"
- Alan Arkin, "O Método Kominsky"
- Sterling K Brown, 'The Marvelous Mrs Maisel'
- Tony Shalhoub, "The Marvelous Mrs Maisel"
- Daniel Levy, "Schitt's Creek"
- Kenan Thompson, 'Saturday Night Live"
Melhor reality show de competição
- “The masked singer”
- “Nailed it!”
- “RuPaul Drag Race”
- “Top chef”
- “The voice”