Mesmo após protestos, "...E o vento levou" volta ao catálogo da HBO Max

Serviço de streaming incluiu dois vídeos históricos discutindo contexto histórico da obra de 1939; episódios de South Park foram excluídos

A HBO Max voltou a disponibilizar "...E o vento levou" no seu catálogo, duas semanas após  o filme ser retirado do serviço de streaming americano, em meio a protestos contra a discrimação racial que tomavam o país. Agora, a obra de 1939 com Vivien Leigh e Hattie McDaniel é ofertada com dois vídeos de apoio que discutem o contexto histórico da produção.

Foto: Reprodução
Cena do filme '...E o vento levou'


Pertencente à Warner e lançada recentemente nos Estados Unidos (ainda sem previsão no Brasil), a HBO Max foi criada para rivalizar com serviços como Netflix e Disney+. Em um dos vídeos acrescentados, a acadêmica e apresentadora de TV Jacqueline Stewart reconhece que "...E o vento levou" é "um dos filmes mais populares de todos os tempos", mas observa que o seu retrato de afro-americanos foi controverso mesmo quando foi lançado.

Leia também: 8 produções nacionais e internacionais para entender mais sobre o racismo

Antes disso, a plataforma de streaming havia anunciado em um comunicado que o filme "é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana"

"Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável", completava o texto.

Episódios de 'South Park' removidos

A remoção de "...E o vento levou", no entanto, não é a única no serviço de streaming. Segundo reportagem do site "Deadline" publicada na quarta-feira, cinco episódios da série animada "South Park" estão indisponíveis na plataforma, que oferece todas as 23 temporadas do popular desenho para adultos.

Leia também: Disney+ coloca avisos de racismo e preconceito em filmes antigos

Segundo o site, esses cincos episódios ficaram de fora por representarem o profeta Maomé, o que viola um dos preceitos do Islã. Entre os episódios banidos, estão "Super Best Friends", da quinta temporada, e "200" e "201", da 14ª temporada. Os mesmos episódios já foram removidos de outro serviço de streaming americano, o Hulu, e do site oficial do South Park. Também estão ausentes "Cartoon Wars Part I" e "Cartoon Wars Part 2", da décima temporada.