Com brasileiro na lista, Cannes anuncia seleção oficial deste ano com 56 filmes

"Casa de Antiguidades", de João Paulo Miranda, está na lista ao lado de longas dirigidos por Spike Lee e Wes Anderson

O Festival de Cannes divulgou nesta quarta-feira (3) sua seleção oficial de 56 filmes para este ano, mesmo diante do cancelamento do evento por conta da pandemia do novo coronavírus . Os longas foram escolhidos entre 2.067 inscritos.

Foto: Divulgação/Carlos Eduardo Carvalho
'Casa de Antiguidades'


Leia também: De Cannes a Coachela, como ficam grandes eventos com a pandemia?

Entre os selecionados, destaque para "The French Dispatch", nova empreitada do diretor americano Wes Anderson. Também estão lá "Da 5 bloods", de Spike Lee; "Eté 85", de François Ozon; e "Ammonite" de Francis Lee, entre muitos outros.

A boa surpresa, para os brasileiros, é a escolha de " Casa de antiguidades ", estreia de João Paulo Miranda na direção de um longa-metragem. Protagonizado por Antonio Pitanga, o filme conta a história de Cristovam, um homem simples que muda do interior para a cidade grande em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Ana Flávia Cavalcanti, Sam Louwyck, Aline Marta Maia, Gilda Nomacce completam o elenco do longa, com previsão de estreia ainda para 2020.

Leia também: Filmes brasileiros estarão presentes no Festival de Berlim

"Esta seleção mostra que o cinema ainda está vivo, também esteve durante o confinamento", disse o diretor-geral do Festival de Cannes , Thierry Frémaux, durante o anuncio da seleção transmitido pela emissora francesa Canal+ . "Tivemos que encontrar outras formas. Nunca foi uma questão para nós dizer 'adeus a todos, até o próximo ano", completou.