Tamanho do texto

Diva da história do cinema, ela nunca se casou e colecionou amantes. A beleza e o reconhecimento mostram que a fórmula funcionou

Dona dos olhos azuis mais apaixonantes da história do cinema, Jacqueline Bisset completa 75 anos afastada de Hollywood, mas trabalhando na Europa. A inglesa, que foi um dos maiores símbolos sexuais das décadas de 60 e 70 nasceu em 13 de setembro de 1944 e despontou no cinema no fim da década de 60 na sátira de James Bond capitaneada por Peter Sallers, “Cassino Royale” (1967) e ao lado de Steve McQueen no icônico “Bullit” (1968).

Leia também: Imprevisibilidade do palhaço dá força a sua representação no cinema de gênero

Jacqueline Bisset arrow-options
Divulgação/O Fundo do Mar/Vogue
A atriz Jacqueline Bisset nos anos 70

Madrinha de Angelina Jolie, Jacqueline Bisset pôde ser vista recentemente em “O Amante Duplo” , filme do francês François Ozon. Os cineastas franceses, por sinal, sempre a adoraram. Trabalhou com figuras proeminentes como François Truffaut, Jean-Charles Tacchella e Roman Polanski.

Apesar da longeva carreira, a inglesa não coleciona muitos prêmios. Nunca foi indicada ao Oscar ou laureada em festivais de cinema, mas concorreu cinco vezes ao Globo de Ouro, todas as vezes em décadas diferentes, e ganhou por sua última indicação, como coadjuvante pela minissérie “Dancing on the Edge”.

Leia também: Com protagonista não-binária, "Todxs Nós" é a nova aposta polêmica da HBO

Jacqueline Bisset , que nunca se casou, mas se envolveu amorosamente com figuras do mundo das artes, poderá ser vista em 2020 em dois filmes, um inglês e outro espanhol, que estão atualmente em desenvolvimento.

Jacqueline Bisset em cena de arrow-options
Divulgação/Warner Bros.
Jacqueline Bisset em cena de "Bullit"
Jacqueline Bisset em cena de arrow-options
Divulgação/MGM
Jacqueline Bisset em cena de "O Ladrão que Veio Jantar"
Jacqueline Bisset arrow-options
Divulgação/Warner Bros.
Jacqueline Bisset ao lado de Paul Newman, com quem fez "O Dia em que o Mundo Acabou" (1980)
Jacqueline Bisset em cena de arrow-options
Divulgação/Califórnia Filmes
Jacqueline Bisset em cena de "Amante Duplo"