Exposições e lançamento de livro são dicas de passeios culturais em São Paulo

MIS se despede de exposição gratuita neste fim de semana. "Crônica de Banalidades Ordinárias" fica em cartaz até domingo (25); veja dicas culturais

Quem se interessa por arte e tem a disposição de fazer passeios culturais no fim de semana dispõe de boas opções em São Paulo. 

Leia também: Arte feminista de Andréa Tolaini aborda dores e prazeres das mulheres

Imagem de Sylvia Sanchez em cartaz no MIS
Foto: Sylvia Sanchez/Acervo MIS
Imagem de Sylvia Sanchez em cartaz no MIS

“Crônica de Banalidades Ordinárias”, exposição fotográfica da artista visual Silvia Sanchez , se despede do MIS (Museu de Imagem e Som) neste domingo (25). A ideia por trás do trabalho é promover humor e desconforto, ao mesmo tempo em que espreitam os condicionamentos e razões que se ocultam sob a superfície do dia-a-dia.

A Mostra que integra o programa Nova Fotografia 2019 está exposta no Espaço Nicho e a entrada é gratuita.

Leia também: 65 anos do Parque do Ibirapuera têm obra exibida em Veneza e shows gratuitos

Para marcar a despedida da exposição "Alex Wollner Brasil: Design Visual", o Museu da Casa Brasileira lança neste sábado (24) a obra que leva o mesmo nome da exposição.  O volume condensa cartazes, gravuras, projetos gráficos de livros, manuais de identidade originais e um resumo da trajetória profissional de Wollner, um dos mais importantes designers gráficos brasileiros.

A obra foi originalmente lançada em Frankfurt, na Alemanha, junto com a montagem da exposição no Museu Angewandte Kunst, onde ficou em cartaz entre 2013 e 2014 com curadoria de Klaus Klemp e co-curadoria de Julia Kartesalo.

Wollner desenvolveu diversas identidades corporativas abrangendo a comunicação visual completa da empresa – desde o design de interiores dos escritórios, às fontes tipográficas e sistemas de sinalização, os meios de propaganda, a embalagem e até o vestuário dos funcionários. Para ele, o design corporativo significava mais que o logo correto: o resultado desse processo era uma importante revisão na cultura interna da empresa; um sistema complexo de forma a não se tornar distorcido ou obsoleto.

Alexandre Wollner, que nasceu em São Paulo, em 1928, desenvolveu um conceito para educação em design no Brasil, seguindo o modelo de Ulm, e, assim, ajudou a fundar a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio de Janeiro, em 1963, onde lecionou por anos. O profissional faleceu em 2018.

O evento é gratuito e começa às 14h. O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Faria Lima, 2705.

Que tal o MASP?

Foto: shutterstock
são paulo, masp, av paulista

Outra boa opção para quem deseja evitar filas e apreciar um bom passeio cultural é o MASP. As exposições “Histórias das Mulheres: Artistas Até 1900” e “Histórias Feministas: Artistas depois de 2000” seguem em cartaz até novembro e estão longe do burburinho do público, mas valem muito a pena.

As duas mostras acabam por oferecer um contraponto ao espaço da mulher na arte e a construção desse espaço.

Leia também: O corpo da mulher na música: empoderamento ou objetificação?

O MASP fica na Avenida Paulista e os ingressos podem ser adquiridos pela internet, no site do museu, ou na bilheteria. No sábado o museu funciona até às 20h. no domingo fecha às 18h. Os valores do ingresso variam entre R$ 20 e R$ 40.