No passinho do abençoado! 10 músicas do funk gospel para cantar, dançar e louvar

O funk gospel tem ganhado cada vez mais espaço e é uma forma de atrair jovens para igreja; Surfando na onda, o iG compilou dez músicas do gênero

Originário da periferia, o funk conquistou o mundo e consagrou grandes artistas, como Anitta e Ludmilla. Sempre presente nas rádios e nas playlists, o gênero ganhou novas formas com o passar dos anos. Algumas igrejas, por exemplo,  apostam no funk gospel para atrair jovens.

Leia também: Universal Music aposta em música religiosa no Brasil com criação de selo

Foto: Reprodução/ Instagram @gospelnightoficial
Funk gospel é a nova aposta da igreja para atrair jovens

Mais recatado que as demais variações do estilo, a chegada do  funk gospel  acabou por provocar o surgimento de uma cultura de danças e melodias para um nicho específico, entre a gama de conteúdo está um canal no YouTube de coreografias para diversas músicas do gênero .

Com base no hype que o estilo musical vem usufruindo, o iG Gente reuniu uma sequência de dez músicas para você entrar na onda.

  • Intenção de agradecer

Gustavo Balbi apostou em uma releitura da música Baile da Gaiola  , música do MC Kevin O Chris. O Culto da Vitória é um dos principais funks religiosos e na letra conta sobre a igreja sempre lotada: “Eu vou para o culto da vitória, na intenção de agradecer. [...] Eu sou de Jesus Cristo, pego na sua mão e faço a proposta, ora, ora, ora”.

  • Passinho do abençoado

Tonzão é um dos principais cantores do funk religioso e a música Medley é uma das músicas que ganhou uma coreografia no Gospel Dance. A música fala sobre como ele começou a cantar para Deus e que agora é apenas “no passinho do abençoado”.

Leia também: Vídeo: Bruna Marquezine se choca ao ver Priscilla Alcântara cantar

  • Te salva, liberta

Pisa no Inimigo  é música do Ministério Louva Deus. Além de falar para “pisar no inimigo”, a faixa questiona sobre “quem é que te cura, te salva, liberta, te dá vida eterna?” e traz a resposta na mesma letra.

Você viu?

  • Só quem é filho de Deus

Jesus é bom e o Diabo Vacilão é uma música do MC Decão em parceria com o Tonzão. Na faixa eles reforçam a questão do título da música e cantam “ele te cura, te liberta, ele te entrega a salvação” e em seguida pede para os fieis que concordam com eles pra “pular e sair do chão”.

  • Não mexe comigo, não

Se mexer comigo  , música de Diego Atalaia, manda um recado para as “novinhas”, pois “se mexer comigo, novinha eu não olho” e o motivo? Bom, ele explica que como está na unção, não tem tempo para flertes.

  • Só vou sorrir

Dança para Jesus é mais uma música do Tonzão com os Adudianos e eles falam que nunca mais vão chorar, agora só vão sorrir porque eles “conheceram Jesus, o filho de Davi”. Eles comemoram a descoberta dando pulinhos, balançando os braços e gritando para Jesus.

  •  Presença do Eterno

Sai do Chão é um funk do cantor Felipe Brito e também já é possível aprender a coreografia no YouTube. A música demonstra o carinho e amor por Jesus. Logo no começo a letra diz que “na presença do Eterno, geral está curtindo o tempo todo”. No refrão eles reforçam isso ao cantar “joga a mão pro alto, pula e sai do chão, Jesus sempre será o dono do meu coração”.

  • Vem geral

La Casa de Papai é uma paródia da série da Netflix “La Casa de Papel”. A música cantada por Decão Renovado chama as pessoas para irem ao culto e demonstrar a alegria de adorar a Deus: “Hoje tem culto, jovem, vem que vai ser bom demais. Numa casa abençoada, em la casa de papai”.

  • Livre, leve e solto

Tô Light, Tô Suave é uma música do Decão Renovado, um dos principais nomes do funk religioso, e fala “quem me viu chorando, hoje me vê sorrindo, minha vida tá assim depois que eu aceitei a Cristo”.

  • Crente não dança?

Soltinho é o funk gospel de Decão e a música já chega quebrando estereótipos com a pergunta “quem falou que crente não dança porque isso é pecado?” e em seguida fala “pecado é fazer as vontades do mundo, pra Jesus tá liberado”. O cantor também dá uma aula de como aprender a dançar “é só deixar o corpo soltinho”.