A Fundação Edson Queiroz fica responsável a partir de agora pela construção de um novo complexo de arte e cultura, com direito a museu, teatro, auditório e salas multifuncionais, em Fortaleza, no Ceará. O empreendimento ficará nas mãos de um arquiteto a ser escolhido via concurso público e será construído no antigo Centro de Convenções da cidade, que desde 1973 estava nas mãos do governo estadual.
Leia também: Obras inéditas de Tarsila do Amaral chegam ao MASP em abril
O terreno de 27 mil m² foi adquirido pela Fundação Edson Queiroz em 1971 e dois anos depois foi doado para o Estado para que fosse usado para a realização de eventos de grande porte. Desde então, por idas e vindas, a fundação fez propostas para aproveitar parte do local para atividades culturais.
Leia também: Leonardo da Vinci: 500 anos à frente de seu tempo
No início deste mês foi formalizada a devolução de 14 mil m² da área do Centro de Convenções para a Fundação Edson Queiroz, em acordo com o governador do Ceará Camilo Santana.
Leia também: Cine Ceará bate recorde de inscrição com filmes de 12 países
O museu do novo complexo cultural passará a acolher a coleção de obras de arte da Fundação e também a apresentar exposições nacionais e internacionais, que até agora ocorriam no Espaço Cultural Unifor. A Fundação Edson Queiroz recém organizou a mostra coletiva Da Terra Brasilis à Aldeia Global no espaço da universidade. Com curadoria de Denise Mattar, a exposição apresentou 250 obras dos artistas brasileiros mais reconhecidos até hoje, além de estrangeiros que representaram o Brasil, até o final de março de 2019.