A obra de um dos maiores artistas brasileiros, Candido Portinari, ganhou espaço dedicado na plataforma Arts & Culture, projeto mantido pelo Google para difusão artística.

Leia também: Grupo armado rouba obras de Portinari e Tarsila do Amaral em SP

Obra de Cândido Portinari
Divulgação

Obra de Cândido Portinari

Em evento na noite desta quarta-feira (06), em São Paulo, a companhia anunciou o lançamento da coleção “ Portinari : O Pintor do Povo”, com mais de 5 mil pinturas e painéis, além de 15 mil documentos, entre cartas e fotografias, que retratam a vida do artista e a sua importância para o cenário artístico mundial. 

 Leia também: Masp abre exposição com 50 obras de Candido Portinari

Você viu?

"Cândido é um artista extremamente importante, não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo", afirmou Luisella  Mazza, diretora de operações do Google  Arts & Culture .

"É a primeira retrospectiva virtual para um artista brasileiro. Nós já trabalhamos com outros artistas, como Frida Kahlo, Johannes Vermeer, Pieter  Bruegel e, nesta noite, Cândido".

O projeto levou dois anos para ser concluído e envolveu o trabalho de pesquisadores de seis instituições culturais do país: Pinacoteca de São Paulo, Museu Nacional de Belas Artes, Fundação Ema Klabin, MASP, Museus Castro Maya e outras instituições.

Leia também: Cândido Portinari é um dos destaques em leilão da arte latina em NY

Para o filho de Portinari , o lançamento da coleção virtual resolve um “paradoxo”. "A obra do meu pai é como uma carta ao povo brasileiro, mas mais de 95% dela está em coleções particulares, inacessível ao povo. É um paradoxo", afirmou. "Agora, ela está a um clique".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!