"Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou, neste sábado (25), o Prêmio do Júri no 72º Festival de Cannes - honra dividida com "Les miserables", de  Ladj Ly. O filme foi exibido no dia 15, com a presença da dupla de diretores e parte do elenco. A repercussão na imprensa internacional foi positiva, com algumas poucas criticas mistas e negativas.

Leia também: Com fantasia e terror gore, "Bacurau" causa sensação em Cannes

Elenco do filme
reprodução / Twitter
Elenco do filme "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em Cannes

O longa " Bacurau " marcou a volta de Mendonça a Cannes três anos após disputar a Palma de Ouro com “Aquarius” e ganhar as manchetes ao protestar publicamente, ao lado do elenco e da equipe, contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Desta vez, a única manifestação política surgiu nos créditos finais, em um letreiro dizendo que a produção, rodada no sertão do Seridó, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, gerou 800 empregos.

Você viu?

Leia também: Crítica internacional se empolga e vê referências cinematográficas em "Bacurau"

Nome da fictícia cidade onde se passa a história, "Bacurau" é o apelido do último ônibus da madrugada em Recife. Vem do pássaro de perna curta e asa longa que voa de noite. No filme, a cidadezinha perde a matriarca e, dias depois, descobre que a própria comunidade desapareceu do mapa.

Bacurau ” não tem um protagonista claro. É um “filme coral”, distribuído entre várias vozes. Curiosamente, reúne as duas atrizes que viviam a heroína de “Aquarius”: Bárbara Colen (a Clara mais jovem), e Sonia Braga (a Clara madura). O elenco é uma mistura de rostos familiares e inéditos no cinema.

Leia também: Sem manifesto político, Kleber Mendonça Filho exibe "Bacurau" em Cannes

Um dos rostos é bastante conhecido, mas não de filmes brasileiros: o ator alemão Udo Kier, que já trabalhou com Dario Argento (“Suspiria”, 1977), Rainer Werner Fassbinder (“Lili Marlene”, 1981), Lars von Trier (“Dançando no escuro”, 2000) e até Madonna (no clipe “Deeper and Deeper”, de 2009).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!