Na madrugada desta quarta-feira (29), Walcyr Monteiro morreu em decorrência de uma pneumonia. No começo do mês, o autor foi internado em um hospital para cuidar da doença e, por causa dela, acabou com os órgãos fragilizados e não resistiu.

Leia também: Escritor paraense Walcyr Monteiro morre aos 79 anos

Walcyr Monteiro morreu aos 79 anos
Reprodução/Facebook
Walcyr Monteiro morreu aos 79 anos


Conhecido principalmente no norte do Brasil, Walcyr Monteiro  se notabilizou por obras como “Visagens e Assombrações de Belém”, publicado em 1986. O livro reúne uma compilação de contos fantásticos e histórias sobrenaturais que povoam o imaginário amazônico. Além disso, a obra rendeu adaptações visuais como o filme “Lendas Amazônicas” (1998) e o curta “Visagem” (2006).

O conjunto de obras dele também contava com “Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia ”, “Cosmopoemas”, “Miscelânea ou Vida em Turbilhão”, “As Incríveis Histórias do Caboclo do Pará”, “Histórias Brasileiras e Portuguesas para Crianças” e “Presente de Natal”.

Você viu?

Leia também: Filho de Agnaldo Timóteo fala sobre a saúde do pai: "Está instável"

Além de escritor de prestigiada popularidade regional, Walcyr também era jornalista, ufólogo, sociólogo e acadêmico das letras. Ele atuou como professor de ensino médio e superior, lecionando disciplinas como Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Também presidiu o Centro Paraense de Estudos do Folclore e foi secretário do Instituto Histórico Geográfico do estado, além de ter ministrado palestras sobre folclore.

Monteiro ainda presidiu o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), enriquecendo a literatura amazônica com seu estilo particular de contar as lendas e causos da região norte do País. Em uma de suas últimas entrevistas, o autor revelou o motivo de ter começado a mergulhar nos assuntos relacionados a coisas sobrenaturais.

Leia também: "Sei que ele morreu realizado", diz compositor de Jenifer sobre Gabriel Diniz

“O grande amor que tenho pela Amazônia, pelo Pará, por Belém! Antigamente, as pessoas colocavam as cadeiras defronte das portas das casas e contavam lendas, mitos e histórias de visagens, assombrações e encantamentos, tanto de Belém, como de toda a região. Aquela altura Belém não tinha edifícios, e, à noite, só as programações de cinemas, ou seja, não havia a vida noturna que há hoje”, contou.

“Então contar e ouvir histórias era uma grande diversão. E isto aconteceu até a televisão chegar. Quando esta chegou em Belém, foi uma febre só: quem tinha dinheiro, comprou televisão, quem não tinha, virou televizinho, ou seja, ia ver televisão na casa do vizinho. E as cadeiras saíram defronte das casas para defronte da televisão, que ‘roubou’ a atenção de todos para as telenovelas. E com isto deixou-se de contar as histórias”, relembrou Walcyr Monteiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!