A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu cautelarmente as operações do Aeroclube de Alagoas e interditou as nove aeronaves pertencentes à empresa devido ao  acidente que vitimou o cantor Gabriel Diniz de 28 anos, nesta segunda-feira, em Sergipe.

Gabriel Diniz
Reprodução / Instagram
Gabriel Diniz


A aeronave, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft e de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas. Além de Gabriel Diniz , conhecido nacionalmente pelo hit Jenifer , outras duas pessoas morreram: o piloto comercial Abraão Farias e o piloto privado Linaldo Xavier.

A agência abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada. De acordo com a Anac, essa apuração verificará em quais condições estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de Instrução, categoria destinada a voos de treinamento.

Leia também: Avião onde estava Gabriel Diniz não tinha autorização para realizar táxi aéreo

Você viu?

Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a Anac pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal.

Situação da Aeronave

Gabriel Diniz publicou vídeo instantes antes de embarcar em voo
Reprodução/Instagram
Gabriel Diniz publicou vídeo instantes antes de embarcar em voo


Segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave de marcas PT-KLO estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. O modelo é um monomotor com capacidade máxima de três passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos. O avião pertencia ao Aeroclube de Alagoas e estava registrado na categoria Instrução. Essa categoria possui a finalidade de treinamento para a emissão de licenças de piloto.

Leia também: Bombeiros confirmam três mortes em acidente aéreo com cantor Gabriel Diniz

As investigações sobre as causas do acidente envolvendo Gabriel Diniz estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!