Com 42 anos de carreira, o ator Garcia Júnior , de 52 anos, já emprestou sua voz para personagens icônicos dos desenhos como He-Man, Pica-Pau e Pato Donald , ou para atores como Patrick Swayze e Robin Williams em filmes clássicos como “Ghost - Do outro lado da vida” e “Bom dia Vietnã”, respectivamente. Agora, no entanto, o ator deve despertar a curiosidade do público em uma função um tanto quanto diferente: na segunda temporada de “O Mecanismo”.

Leia também: "Se escrevo é para chatear", diz José Padilha ao reafirmar seu apartidarismo

Em
Reprodução
Em "O Mecanismo", Garcia Júnior irá viver deputado inspirado em Bolsonaro

" O Mecanismo  " estreia na Netflix nesta sexta-feira (10), e Garcia Júnior faz uma breve participação na pele de um deputado inspirado no presidente  Jair Bolsonaro . Embora não tenha o nome identificado na série, aparecendo apenas no crédito como “deputado #1A votação”, o personagem surge no último episódio da trama, durante a votação do impeachment da presidente Janete Ruscov .

O personagem sem nome profere um discurso quase igual ao realizado pelo então deputado federal em 2016, quando a Câmara votou pela abertura do processo contra Dilma Rousseff .

“Nesse dia de glória para o povo brasileiro, tem um nome que entrará para a história nessa data pela forma como conduziu os trabalhos nessa casa: parabéns, presidente Carlos Penha. Perderam em 1964 e perderam agora. Pela inocência das crianças em sala de aula. Contra o comunismo. Pela nossa liberdade. Pela memória do coronel que apavora a presidente Janete. Pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de todos, meu voto é sim!”, discursa o deputado no último episódio da série.

Na vida real, o discurso de Bolsonaro foi o seguinte:

“É um dia de glória para o povo brasileiro. Tem um nome que entrará para a história nessa data, pela forma como conduziu os trabalhos nessa casa: parabéns, presidente Eduardo Cunha. Perderam em 64, perderam agora em 2016. Pela família e pela inocência das crianças em sala de aula que o PT nunca teve. Contra o comunismo. Pela nossa liberdade. Contra o Foro de São Paulo. Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff. Pelo exército de Caxias, pelas nossas Forças Armadas. Por um Brasil acima de tudo e por Deus acima de todos, o meu voto é sim.”

Leia também: Selton Mello fala que qualidade do som é melhor na 2ª temporada de "O Mecanismo"

Você viu?

Sem imitação

Garcia Júnior vive deputado inspirado em Bolsonaro em
Divulgação
Garcia Júnior vive deputado inspirado em Bolsonaro em "O Mecanismo"

Procurado, o ator disse que não tentou imitar Bolsonaro durante a gravação da cena. "Minha voz não tem nada a ver com a dele. Temos uma idade próxima. Mas eu tenho 52 anos e já tenho cabelo grisalho e, ele, com 64, ainda não", diferencia o ator, que não emite opinião sobre o presidente.

"Minha opinião é particular e não tem nada a ver com o meu trabalho. Não sou político, não estou querendo angariar votos nem que me xinguem em lugar nenhum. A fantasia está na cabeça das pessoas. É uma peça de ficção. É complicado porque (a série) tem várias facetas, mas polarizar é realmente algo que eu não estou a fim de fazer nesse momento da minha vida", explica.

O ator conta ter ficado impressionado com a reconstituição do momento histórico no set. "É fantástico ver essa qualidade num projeto televisivo, com uma voltagem cinematográfica. Me impressionou porque o congresso era igual ao que você vê pela televisão. O diretor José Padilha é tipo uma grife. Em tudo que ele fez até hoje, você pode gostar ou não do conteúdo, mas não pode negar que a qualidade é de primeira linha", elogiou.

Leia também: José Padilha diz que Moro está sendo usado como moeda de troca por Bolsonaro 

Terceira temporada?

Divulgação
"O Mecanismo"

A terceira temporada ainda não está confirmada, mas, se houver continuação, é possível que o deputado vivido por Garcia volte a aparecer.

"Como ator, claro que eu torço para voltar, é uma oportunidade de trabalho ímpar. Tanto de poder trabalhar com o Padilha, como de ter um papel que tem uma significância dentro daquele jogo. Mas também não tenho ilusões, vamos ver. De toda forma, a trama gira muito mais em torno da investigação, todos esses personagens (políticos) são satélites", conta. 

Em entrevista nesta semana , o diretor José Padilha explicou por que decidiu inserir o personagem inspirado em Bolsonaro na segunda temporada da série. O roteiro, ele ressaltou, foi preparado antes da vitória do ex-deputado nas eleições de 2018.

"A gente não sabia que o Bolsonaro ia ser presidente (quando escreveram o roteiro). A gente teve uma presciência. O voto do Bolsonaro no impeachment da Dilma foi uma coisa tão absurda, tão escatológica do ponto de vista moral e ético, que eu quis fazer um comentário sobre esse voto", afirmou o diretor de "  O Mecanismo  "

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!