Casos de suicídios nos EUA aumentaram após “13 Reasons Why”

Série retrata o suicídio de uma jovem e os motivos que a levaram a isso. Primeira temporada da produção da Netflix estreou em março

Um estudo revelou que o número de suicídios cometidos por jovens norte-americanos, entre 10 e 17 anos de idade, registrou aumento um mês depois que a série "13 Reasons Why", na qual uma jovem se suicida, estreou na Netflix, em março de 2017.

13 reasons why
Foto: Reprodução
13 reasons why

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) no jornal da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente e informam que desde o início da primeira temporada de “ 13 Reasons Why ” ocorreu um crescimento da quantidade de jovens que tiraram suas próprias vidas.

Pesquisadores do Hospital Infantil Nationwide em Columbus (Ohio) analisaram os números sobre suicídio entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017. A série, no entanto, começou a ser exibida no dia 31 de março de 2017. No mês seguinte, segundo os estudiosos, a taxa de suicídio nesta faixa etária foi a mais alta dos últimos cinco anos, com um aumento de 30% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ao todo, 190 jovens morreram nos Estados Unidos na época.

Além disso, nos nove meses seguintes à exibição da série, ocorreu um total de 195 suicídios a mais do que o previsto. A pesquisa não pode provar que haja uma correlação direta entre a série e os suicídios, mas é possível que esta seja uma das causas. "Os criadores da série retrataram intencionalmente o suicídio da protagonista. É uma representação muito explícita da morte por suicídio, o que pode desencadear um comportamento suicida", diz Jeff Bridge, o principal autor do estudo.

Você viu?

Em comunicado, citado pelo jornal New York Times , a Netflix anunciou que está analisando os dados. "Acabamos de ver o estudo, que tem resultados diferentes de outra pesquisa da Universidade da Pensilvânia, e estamos examinando-o. É um argumento de importância crítica e nós trabalhamos duro para tratá-lo com responsabilidade".

Entrevistando jovens de 18 a 29 anos, os pesquisadores da Pensilvânia não encontraram alterações nas taxas de suicídio. Segundo o estudo, os maiores de 18 anos que assistiram a temporada completa da produção teriam menos probabilidade de reportar pensamentos suicidas do que os que não viram a série.

" 13 Reasons Why " narra a história de Hannah (Katherine Langford) uma adolescente que deixa 13 gravações nas quais ela descreve os motivos que a levaram a cometer suicídio. A segunda temporada da série foi lançada em maio de 2018 e uma terceira teria sido encomendada pela Netflix.

*Com informações da ANSA