The Cranberries lança último álbum, gravado antes da morte de Dolores O'Riordan

Vocalista da banda foi encontrada sem vida após se afogar em uma banheira de hotel, depois de ter sido intoxicada por conta da ingestão de álcool

O título do novo e último álbum da banda The Cranberries soa como um epitáfio: "In the End". Gravado pouco antes da morte da vocalista Dolores O'Riordan, em 2018, o disco concluído postumamente chega nesta sexta-feira (26) nas plataformas digitais. Recebido com certa nostalgia pela crítica internacional, o trabalho da banda também chamou atenção por alusões involuntárias ao fim do grupo. 

Leia também: Morre Dolores O'Riordan, vocalista da banda irlandesa The Cranberries

The Cranberries
Foto: Divulgação/Imdb
The Cranberries


O jornal The Guardian destacou que o título de canções como "Lost" ou "All Over Now" parecem prever o proximidade do final da The Cranberries , mesmo tendo sido compostos antes da morte de Dolores O'Riordan , que se afogou em uma banheira de um hotel em Londres, após uma intoxicação por álcool. A própria linha de abertura do disco parece aludir ao trágico episódio "Remember the Night in a Hotel in London” (Lembre-se da noite em um hotel em Londres).

Você viu?

Leia também: Cranberries confirma seu disco final com a voz de Dolores O’Riordan

Formado em 1989, a banda alcançou enorme sucesso comercial nos anos 90, graças a hits como "Zombie", "Linger", "Ode to My Family" e "Dreams". O segundo álbum da banda, "No Need to Argue", lançado em 1994, teve em torno de 17 milhões de cópias vendidas.

E "In the End" é um retorno justamente a essas raízes da banda. Segundo crítica publicada pelo El Pais , o trabalho "soa com a força profunda e contundente que definiu os Cranberries desde seus primeiros passos". É o que também publicou o NME: "É raro que a despedida chegue tão próxima a fechar completamente o ciclo".

Leia também: Dolores O’Riordan, do "The Cranberries", morreu afogada, aponta laudo

Noel Hogan, guitarrista e compositor da  The Cranberries , falou sobre o último álbum da banda à agência Efe: "É uma boa maneira de acabar com essa aventura", avaliou.