Oito filmes americanos sobre agentes infiltrados para a lista de Sergio Moro

Ministro da Justiça e Segurança Pública chamou atenção dos internautas após falar sobre seu projeto anticrime usando referências cinematográficas

Menos de uma semana após estrear no Twitter , o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez uma referência cinematográfica que chamou atenção.

Leia também: Em sua estreia como diretor, Wagner Moura é aplaudido em Berlim

Sugestão de filmes para inspirar Sergio Moro
Foto: Divulgação
Sugestão de filmes para inspirar Sergio Moro

No útimo domingo (07), Sergio Moro deu detalhes sobre seu projeto anticrime fazendo referência a dois filmes : "Donnie Brasco" (1997), de Mike Newell, e "Conexão Escobar" (2016), de Brad Furman. Ambos falam sobre agentes infiltrados para desmantelar organizações criminosas. Para o ministro, são exemplos do que pode ser feito no Brasil, na vida real.

Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2019 em casa

Com base nisso, o iG Gente  resolveu contribuir para a lista de inspirações do ministro com outros filmes americanos sobre agentes infiltrados. 

  • "Os infiltrados" (2006)
Foto: Divulgação
Sugestão de filmes para inspirar Sergio Moro

O filme de Martin Scorsese acompanha não um, mas dois agentes infiltrados. De um lado, a máfia irlandesa planta um homem dentro da polícia americana — que faz exatamente a mesma coisa, no caminho inverso. Quando percebem a situação, os dois tentam descobrir a identidade um do outro. O oscarizado longa é um remake de "Conflitos internos" (2002), feito em Hong Kong.

  • "Infiltrado na Klan" (2018)
Foto: Divulgação
Filmes que podem inspirar Sergio Moro

Este está fresco na memória. Vencedor este ano do Oscar de melhor roteiro adaptado, o longa de Spike Lee conta a história insana do policial negro que se infiltrou na organização racista Ku Klux Klan. A trama é ambientada nos anos 1970, mas é assustadoramente atual.

Você viu?

  • "A outra face" (1997)
Foto: Divulgação
A outra face

O conceito de agente infiltrado é levado ao extremo no filme de John Woo, no qual um funcionário do FBI se submete a um transplante facial e assume a identidade de um terrorista — que segue a mesma estratégia.

  • "As branquelas" (2004)
Foto: Divulgação
Sugestão de filmes para inspirar Sergio Moro

Um dos longas mais sugeridos pelos internautas em resposta ao comentário do ministro no Twitter, a comédia de Keenen Ivory Wayans gira em torno de dois agentes negros do FBI que assumem a identidade de duas garotas ricas, loiras e herdeiras de uma rede de hotéis.

  • 'Vovó... Zona' (2000)
Foto: Divulgação
Filmes que podem inspirar Sergio Moro

Espinafrado pela crítica, mas cultuado por fãs de comédia besteirol, a obra de Raja Gosnell conta a história de um agente do FBI, considerado mestre dos disfarces, que finge ser a mãe de uma mulher — ou avó do filho da moça. Na pele da velhinha, o protagonista passa a ter que interagir com vizinhos e ir à igreja.

  • "Caçadores de emoção" (1991)
Foto: Divulgação
Pôster de Caçadores de Emoção

Clássico da sessão da tarde, o filme de Ericson Core — e estrelado por Patrick Swayze e Keanu Reeves em versão jovem — fala sobre um agente do FBI que se infiltra num grupo de surfistas suspeitos de serem assaltantes de banco. A produção ganhou uma refilmagem em 2015.

  • "Cães de aluguel" (1992)
Foto: Divulgação
Sugestão de filmes para inspirar Sergio Moro

No filme de Quentin Tarantino, um grupo de criminosos começa a suspeitar que existe um agente infiltrado entre eles. Os diálogos ágeis, espertos e cheios de referência pop estabeleceram o cineasta como grande promessa em Hollywood.

  • "Anjos da Lei" (2012)
Foto: Divulgação
Sugestão de filmes para inspirar Sergio Moro

Leia também: Plataforma oferece filmes de super-heróis famosos para você curtir em casa

Já deu pra notar que o tema rende pano para comédias. Este filme, dirigido pela dupla Phil Lord e Christopher Miller, acompanha dois agentes (interpretados por Jonah Hill e Channing Tatum) que se passam por estudantes para impedir a eclosão de uma droga sintética, e de quebra prender seu fornecedor. A obra ganhou uma continuação em 2014 e, com certeza, pode inspirar novas referências de Sergio Moro .