Morre Bernardo Bertolucci, diretor italiano de “O Último Tango em Paris”

Premiado cineasta francês morreu em Roma aos 77 anos. Causa da morte não foi confirmada. Bertolucci ganhou dois Oscar na carreira

O diretor italiano Bernardo Bertolucci morreu na manhã desta segunda-feira (26) em Roma, na Itália. De acordo com a imprensa italiana o diretor de 77 anos estava doente há muito tempo, porém nem a doença nem a causa da morte foram confirmadas.

Leia também: Sete filmes famosos com escândalos de abusos nos bastidores

Bernardo Bertolucci morreu aos 77 anos em Roma na Itália. Causa da morte não foi divulgada
Foto: Divulgação
Bernardo Bertolucci morreu aos 77 anos em Roma na Itália. Causa da morte não foi divulgada

Um dos maiores nomes do cinema italiano, Bernardo Bertolucci assinou o clássico “ O Último Tango em Paris ”, estrelado por Maria Schneider e Marlon Brando. Pelo filme ele foi indicado ao Oscar em 1972. Porém, a vitória só veio em 1988 por “O Último Imperador”, quando foi consagrado como diretor e pela adaptação do roteiro.

Polêmicas de Bernardo Bertolucci

Foto: Reprodução
Maria Schneider e Marlon Brando em 'Último Tango em Paris'. Cenas de sexo do filme geraram polêmica anos depois

Considerado um dos principais expoentes do cinema italiano, Bertolucci ainda criou outros clássicos como “O Conformista” e mais recentemente “O Sonhadores”, com Eva Green e Louis Garrel. O diretor era conhecido por seu viés polêmico, principalmente em sua obra.

Você viu?

Leia também: A relação do cinema com o Maio de 68 é intensa, bilateral e sentimental

Mas, nos últimos anos, foi uma história de bastidores que o colocou na mídia. Em uma das mais famosas cenas de “Tango”, o casal usa manteiga para fazer sexo, mas Schneider disse algumas vezes em entrevistas que ela nunca foi consultada sobre essa cena, que não estava no roteiro.

Leia também: Almodóvar, Von Trier e os diretores que trabalham a sexualidade em seus filmes

Em uma entrevista, o diretor chegou a confirmar o ocorrido, que depois chamou de um mal-entendido. Bernardo Bertolucci disse que Maria sabia sim da cena, só não do uso da manteiga. Ainda assim, muitos criticaram a postura do diretor.