O diretor italiano Bernardo Bertolucci morreu na manhã desta segunda-feira (26) em Roma, na Itália. De acordo com a imprensa italiana o diretor de 77 anos estava doente há muito tempo, porém nem a doença nem a causa da morte foram confirmadas.
Leia também: Sete filmes famosos com escândalos de abusos nos bastidores
Um dos maiores nomes do cinema italiano, Bernardo Bertolucci assinou o clássico “ O Último Tango em Paris ”, estrelado por Maria Schneider e Marlon Brando. Pelo filme ele foi indicado ao Oscar em 1972. Porém, a vitória só veio em 1988 por “O Último Imperador”, quando foi consagrado como diretor e pela adaptação do roteiro.
Polêmicas de Bernardo Bertolucci
Considerado um dos principais expoentes do cinema italiano, Bertolucci ainda criou outros clássicos como “O Conformista” e mais recentemente “O Sonhadores”, com Eva Green e Louis Garrel. O diretor era conhecido por seu viés polêmico, principalmente em sua obra.
Leia também: A relação do cinema com o Maio de 68 é intensa, bilateral e sentimental
Mas, nos últimos anos, foi uma história de bastidores que o colocou na mídia. Em uma das mais famosas cenas de “Tango”, o casal usa manteiga para fazer sexo, mas Schneider disse algumas vezes em entrevistas que ela nunca foi consultada sobre essa cena, que não estava no roteiro.
Leia também: Almodóvar, Von Trier e os diretores que trabalham a sexualidade em seus filmes
Em uma entrevista, o diretor chegou a confirmar o ocorrido, que depois chamou de um mal-entendido. Bernardo Bertolucci disse que Maria sabia sim da cena, só não do uso da manteiga. Ainda assim, muitos criticaram a postura do diretor.