Cartunista Ziraldo está internado em estado grave após sofrer AVC

Aos 85 anos, o autor de obras como "O Menino Maluquinho" (1980), foi internado em um hospital do Rio de Janeiro após sofrer um AVC hemorrágico

De acordo com informações de Ancelmo Góis, do jornal O Globo , o cartunista brasileiro Ziraldo, com 85 anos, está internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, após sofrer um AVC hemorrágico. 

Leia também: Referência da cultura brasileira, Ziraldo completa 85 anos

Foto: Ana Colla
Ziraldo está internado em estado grave após AVC hemorrágico


Criado de obras clássicas como "Turma do Pererê" (1959), "Flicts" (1969), " O Menino Maluquinho " (1980) e "O Bichinho da Maçã" (1982), Ziraldo , em 2013, sofreu um infarto leve em Frankfurt, na Alemanha, e foi submetido a um cateterismo. Já ano seguinte, foi internado novamente para exames após passar mal.

Leia também: lube de leitura por assinatura é o novo atrativo para apaixonados por livros

Ziraldo é referência! 

Foto: Ag News
Maurício de Souza e Ziraldo são grandes nomes da literatura brasileira

Considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos, o cartunista teve um papel muito importante na comunicação do país, sendo um dos fundadores do jonal O Pasquim , no fim da década de 60, onde a publicação era oposição ao regime militar (1964 - 1985), e por sua participação chegou a ser preso político, um dia após a promulgação do AI-5.

Em 2017, ao completar 85 anos, o cartunista recebeu um selo comemorativo na editora Melhoramento, parceria de 37 anos responsável por publicar as histórias do autor. O documentário  “A Casa de Ziraldo”, dirigido por sua filha Daniela Thomas, mostra a sua trajetória  com afeto e acesso ao acervo pessoal do mestre.

Leia também: "Os Criadores de Coincidências" mostra caminho para a auto-verdade

Formado bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, de Belo Horizonte, Ziraldo Alves Pinto enveredou desde cedo por atividades que exploravam a criatividade, talento revelado já na infância através de seus desenhos.

Foto: Philippe Lima/AgNews
Ziraldo e Paola Oliveira, que atuou no filme 'Uma Professora Muito Maluquinha' (2010), inspirado na obra do cartunista


Nascido na cidade mineira de Caratinga, em outubro de 1932, Ziraldo é primogênito de sete irmãos, que foi batizado com a junção dos nomes dos pais, a costureira Zizinha Alves Pinto e o guarda-livros Geraldo Alves Moreira Pinto, sempre teve o incentivo da família para explorar seu talento. Tanto que, com apenas 6 anos, publicou seu primeiro desenho no jornal A Folha de Minas .