Criador de "13 Reasons Why" defende cena polêmica de estupro na 2ª temporada

Atenção aos spoilers! Brian Yorkey, o criador de "13 Reasons Why", defendeu a polêmica cena final da 2° temporada: "chocado, mas não surpreso"

Com o lançamento recente da segunda temporada de “13 Reasosns Why”, na última sexta-feira (18), a série já está dando o que falar, principalmente por conta de seu último episódio, que contém cenas polêmicas.

Leia também: "13 Reasons Why" traz segunda temporada fraca e com dramas espetacularizados

Tyler (Devin Druid)
Foto: Divulgação
Tyler (Devin Druid)

No último episódio da segunda temporada de “ 13 Reasosns Why ” a cena de estrupo do estudante Tyler, que é violentado por Montgmomery e mais dois jogadores de futebol no banheiro da escola, ganhou destaque com reações do público nas redes sociais. Além disso, muitas pessoas pediram pelo cancelamento da série da  Netflix .

Leia também: Pacotão completo! As séries renovadas, as canceladas e as novidades em 2018

Ao site Vulture, Brian Yorkey , o criador da trama, falou sobre a polêmica e esclareceu as críticas, defendendo a cena final, afirmando ter pesquisado sobre o assunto [violência sexual contra garotos no ambiente escolar]. “Nós estamos comprometidos a contar histórias verdadeiras sobre coisas que os jovens passam da maneira mais corajosa que pudermos”, explicou ele.

Logo, o roteirista continuou sua fala dizendo que compreende a dificuldade de assistir certas cenas como esta: “Nós compreendemos que isso significa que algumas das cenas da série serão difíceis de assistir. Acho que a Netflix ajudou a fornecer aos espectadores vários recursos para entender que essa pode não ser uma série para todo mundo, e também recursos para aqueles que assistam e precisem de ajuda”.

Ele também aproveitou para dizer que a dor da vítima é maior do que o sentimento de quem assistiu ao episódio: “Mas o fato é que, por mais intensa que a cena seja, ou por mais fortes que as reações sejam, não chega nem perto da dor vivenciada pelas pessoas que realmente passam por essas coisas. Quando dizemos que algo é ‘nojento’ ou ‘difícil de assistir’, isso frequentemente quer dizer que estamos associando vergonha à experiência”, disse Brian.

Você viu?

“Nós preferiríamos não sermos confrontados com isso, preferiríamos que isso ficasse longe das nossas consciências. É por isso que esse tipo de agressão é subnotificado. É por isso que é difícil para as vítimas buscarem ajuda. Nós acreditamos que falar sobre isso é muito melhor do que o silêncio”, continuou ele.

Mais sobre o episódio polêmico

Foto: Divulgação
Tyler em cena do segundo ano de 13 reasons why

Além do estupro de Tyler, que foi violentado pelos garotos com um cabo de um esfregão [que logo aparece ensanguentado], enquanto tinha sua cabeça a força dentro de um vaso sanitário, o último episódio também é marcado por cena de tiroteio na escola.

Depois de ter sido vítima do abuso sexual, o jovem foi deixado ferido no chão. Logo, ele aparece armado no baile da escola, na intenção de atirar contra os rapazes que o violentaram.

Vale ressaltar, que na última sexta-feira (18) o evento de estreia da segunda temporada da série foi cancelado pela Netflix, após tiroteio na escola Santa Fe High School, no Texas, que resultou em 10 mortes.

Referências à primeira temporada de “13 Reasosns Why”

Foto: Divulgação
“13 Reasons Why”

A primeira temporada foi criticada por sua manipulação gráfica do suicídio entre adolescentes, e agora muitos estão questionando a trama inoportuna e controversa da segunda temporada em torno da violência armada, além da cena de estupro.

No entanto, Brian Yorkey destacou a primeira temporada, que também mostrou abuso sexual, mas com mulheres como vítimas: “A cena muito, muito intensa do suicídio de Hannah parece ter ofuscado o fato de que Hannah e outra garota foram violentamente estupradas na primeira temporada”, explicou ele.

Leia também: Série que acompanha sereia selvagem, "Siren" estreia primeira temporada

“Se há uma reação mais forte a essa cena [de Tyler], sendo difícil de assistir, nojenta ou inapropriada, então chega-se ao ponto em que temos de falar que cosias assim acontecem. O fato de que isso seja de certa [considerado] mais nojento do que o que aconteceu com Hannah e Jessica... estou chocado, mas não surpreso”, concluiu o criador de “ 13 Reasons Why ”.