O sábado de carnaval (10) tem clima de aniversário no Rio de Janeiro. Nesta manhã, desde às 10h, o Cordão da Bola Preta leva uma multidão para as ruas do centro da cidade com direito a parabéns. O tradicional bloco, que abre oficialmente o carnaval carioca, completa 100 anos em 2018. 

Leia também: Galo da Madrugada comemora 40 anos de história neste sábado

Leandra Leal carrega a bandeira do Cordão do Bola Preta
Tania Rego / Agencia Brasil
Leandra Leal carrega a bandeira do Cordão do Bola Preta


Para dar início ao desfile, puxadores e multidão cantaram um parabéns simbólico para o Bola Preta , fundado em 1918 e o último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro, no início do século 20. Depois foi a vez de Cidade Maravilhosa, praticamente um hino carioca e a Marcha do Cordão da Bola Preta, composta Nelson Barbosa e Vicente Paiva e considerada o hino do bloco.

Logo em seguida, o presidente do Bola, Pedro Ernesto, agradeceu a presença dos foliões. "Sem essa alegria e sem a presença de todos o bloco não estaria vivo", disse Ernesto. Ele ainda agradeceu a presença da madrinha do bloco, a cantoria Maria Rita, e da porta-estandarte, a atriz Leandra Leal, todas em cima do trio.

Logo no começo, segundo a Agência Brasil, já eram 1 milhão de pessoas seguindo o cordão. A expectativa é que o público do Bola chegasse a 1,5 milhão de foliões. Ao todos, são cinco carros de som no desfile pelo centro do Rio. 

Leia também: Selinho de Marcos Harter e Geisy Arruda e mais: confira carnaval dos famosos

Famosos no Bola Preta

Antes mesmo de partir para o desfile, o clima já era de festa. Em sua conta oficial no Instagram, a cantora Maria Rita fez um post mostrando o visual que usaria no Cordão. Ela apostou em um vestido com decote ousado e as coisas do Bola. Na legenda, convidou os foliões para a festa: "Vem pro Bola, meu bem. Uma alegria infernal". 

VEM PRO BOLA MEU BEM!!! UMA ALEGRIA INFERNAL!!! #100anosdebola #cordaodabolapreta #bolapreta

Uma publicação partilhada por Maria Rita (@mariaritaoficial) a


Leandra Leal também usou as redes sociais neste sábado. Antes da festa ela comemorou por estar presente nos 100 anos do cordão. Já na folia, postou imagens da multidão e também do clima em cima do trio. 

Leandra Leal e a multidão que acompanha o Cordão do Bola Preta no carnaval 2018 no Rio de Janeiro
Reprodução/Instagram/@leandraleal
Leandra Leal e a multidão que acompanha o Cordão do Bola Preta no carnaval 2018 no Rio de Janeiro


Ela também falou à Agência Brasil da emoção que é participar desta festa. "Eu amo carnaval. Para mim, é a melhor época do ano, mais até do que o aniversário ou o Réveillon. Eu emendo, de bloco em bloco. Você vê as pessoas celebrando, sonhando, se divertindo. Você vê a avó pulando junto com os filhos e os netos. Eu acredito na magia do carnaval. E estar aqui no centenário deste, que é o meu bloco desde criança, é especial. Acho que vou chorar muito", dizia Leandra Leal, antes de subir no carro.

Vem pro Bola, meu bem... 🖤 #100anosdobola #bolapreta #cordãodabolapreta

Uma publicação partilhada por Leandra Leal (@leandraleal) a


Outra famosa no Bola Preta é a atriz Cris Vianna . Ela é a rainha do centenário do bloco. E mais uma vez Selminha Sorisso é a musa do bloco. 

Muito bem acompanhada!!! 🖤 #100anosdobola #bolapreta #cordãodabolapreta

Uma publicação partilhada por Leandra Leal (@leandraleal) a


Leia também: Musas do Carnaval! Confira as beldades que brilham na folia

Já o cantor Neguinho da Beija-Flor , padrinho da agremiação, não chegou a tempo do começo do desfile, mas logo recuperou o posto e entoou marchinhas e músicas conhecidas com os foliões. 

Protestos e evangelização

Ao longo do bloco, muitos foliões apostaram em fantasias e outros tantos usarama camiseta para comemorar o centenário do Bola. Na multidão também era possível ver diversos cartazes com mensagens aos políticos e também reliogosos que tentavam envagelizar os foliões. 

Cordão da Bola Preta tem muita folia e também cartazes em tom de protesto no carnaval carioca
Tania Rego / Agencia Brasil
Cordão da Bola Preta tem muita folia e também cartazes em tom de protesto no carnaval carioca


O carnaval de rua segue a todo vapor neste sábado de carnaval. São diversos blocos espalhados pela cidade além do Cordão do Bola Preta. Na zona sul, por exemplo, que agita a galera é o Bloco da Favorita. Tem também desfile do Bloco das Carmelitas e muitos outros que reúnem diversos estilos, das tradicionais marchinhas, ao funk e sertanejo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!